terça-feira, 25 de novembro de 2008

OS ESPINHOS DE NOSSA VIDA


Nesta semana quero levá-los a refletir acerca das muitas lutas e dificuldades pelas quais passamos em nossa vida.
Sem dúvida alguma muitas delas são duríssimas e em alguns momentos chegamos até mesmo a sentir certo desânimo por tantos conflitos, tantos enfrentamentos.
Afinal, qual a origem de tudo isto que nos leva a passar por problemas e circunstâncias que simplesmente não desejamos para nossa vida?
Algumas delas ocorrem por ação direta de nossos atos, outras no entanto, por reflexo que sofremos de atitudes e posturas de outros ou mesmo por influência do sistema que a todos envolve.
Mas vejamos o que a Bíblia nos diz a respeito.
O Livro de Gênesis nos relata a criação do universo, dos seres vivos, a formação do homem e a formação da mulher. Ao homem Deus plantou um Jardim no Éden e com sua mulher permitiu que ambos vivessem naquele lugar em plena harmonia, fruto de total obediência a Deus.
A conduta de Adão determinaria, como de fato veio a determinar, a vida de toda a humanidade, de toda a sua descendência.
Naquele momento estava em foco o fato de Adão aceitar a determinação e definição de Deus acerca do que era bom ou mal, sendo obediente e fiel; ou então recusar tudo isto e optar por uma ação independente e autônoma do que Deus havia determinado.
Vejamos Gênesis 2:16
"E o Senhor Deus lhe deu esta ordem:
De toda àrvore do jardim comerás livremente
mas da àrvore do conhecimento do bem e do mal,
não comerás,
porque, no dia em que dela comeres,
certamente morrerás."
O texto prossegue e as consequências, os resultados todos nós conhecemos muito bem. A desobediência de Adão, e isto não falando sobre a influência de Eva e da serpente; simplesmente desenhou outro rumo para a vida da humanidade, para sua descendência.
Lembra daquele texto que diz que tudo aquilo que o homem plantar isto ele irá colher?
Pois bem,
Pela desobediência, ou seja, pelo pecado do homem, ele e sua mulher foram colocados para fora do Éden, sendo sentenciados por Deus a colher do fruto de toda aquela infidelidade. Por causa do erro do homem, a terra que existia em harmonia com Deus, foi amaldiçoada. O que antes no Éden era suave, passou então a ser lutas e sacrifícios.
Vejamos Gênesis 3:17,18:
"E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher
e comeu da árvore que eu te ordenara não comesses;
maldita é a terra por tua causa;
em fadigas obterás dela o sustento
durante todos os dias da sua vida.
Ela produzirá também,
cardos e abrolhos..."
Antes da desobediência o homem dominava a terra e esta a ele se submetia, após a queda, a terra passou a resistir ao homem, até o momento da morte quando o receberia de volta, pois ele não passava de pó. Gênesis 3:19
"...porque tu és pó e ao pó
tornarás."
Pronto!
Tudo fora mudado, e com o passar do tempo o homem foi pouco a pouco evoluíndo em crises de todo tipo e em todos os seguimentos de sua existência.
Alguém um dia já escreveu que "as pessoas passaram a ser acometidas de toda sorte de infelicidades e tragédias e quase sempre estas as levaram à um grande vazio no coração a um estágio de angústia profunda da alma."
No entanto, um fato mudou poderosamente o rumo daquela história e pode mudar totalmente o rumo da sua história. Desde Adão, todo cativeiro, toda angústia, toda dor, todo tipo de sofrimento, toda situação crítica passou então a ter uma única direção, um único rumo, ou seja, a CRUZ DE JESUS.
Toda a Vida de Jesus, todo sofrimento que a Ele foi imposto, os açoites que lhe cortaram as costas, as ofensas. as agressões físicas e morais, a coroa de espinhos que cravaram na cabeça Dele, a pesada cruz que teve que carregar já sem forças e em grande exaustão, e finalmente a sua crucificação e morte; colocaram um ponto final a toda prisão, a todo cativeiro que sempre se vivia por causa do pecado.
Com sua morte Jesus decretou a libertação de cada um de nós e mudou os rumos da infidelidade de Adão.
Ao lermos o relato dos homens que testemunharam a crucificação e dias depois presenciaram a ressurreição de Jesus logo após ter aparecido aos seus discípulos; não encontramos em nenhum destes relatos, algum registro que mencione que Jesus quando esteve com os discípulos antes de ser elevado ao Céu; sustentasse na cabeça uma coroa de espinhos ou mesmo uma aparência de exaustão.
Jesus estava simplesmente vitorioso sobre tudo e sobre todos!
Se você que está lendo esta mensagem pudesse se colocar diante da Cruz de Jesus logo após Ele de lá ter sido retirado, iria observar jogado no chão aos pés daquela Cruz, a coroa de espinhos que Ele havia usado.
A coroa que havia sido escárnio poderia então ser chamada de coroa das:
-nossas dores - nossas decepções-
-nossas enfermidades- nossas angústias-
-nossos medos- nossos maus caminhos-
-nossos erros- nossas prisões-
-nossos pecados-
-nossos...
Os espinhos que hoje o inimigo insiste em colocar em seu caminho ficaram derrotados naquela coroa manchada do Sangue Poderoso de Jesus.
No entanto, Jesus nos alertou que na vida iríamos passar por aflições e também nos estimulou a termos bom ânimo afim de vencermos cada uma delas como Ele venceu.
Não basta usar o Nome de Jesus para se livrar destes espinhos que a vida coloca em nosso caminho, O Nome Dele não deve estar apenas em nossa boca mas também gravado no nosso coração.
Entregar o coração e a direção do seu viver a jesus é o caminho para vencer estes momentos maus.
Os espinhos poderão até surgir mas de forma alguma irão estar cravados no seu coração ou na sua alma, pois lá estará Jesus e Ele é Poderoso suficiente para jogar em terra tudo aquilo que pode destruír sua vida.
Basta Crer para ver a Glória de Deus.
Pense em tudo isto e sempre opte por em tudo estar e seguir a Jesus.
Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário: