quarta-feira, 12 de novembro de 2008

VOCÊ SERIA CONDENADO?

Não tem como ler no Livro de Atos acerca dos fatos que envolveram os Apóstolos, sem ter nossa atenção voltada para aqueles que se relacionam a Paulo.
A própria conversão de Paulo foi algo tremendo e marcante, e sua luta para ser aceito como Cristão e como Apóstolo, mais ainda.
Ao lermos Atos 16, do verso 19 em diante, podemos ver o nível da fé e da paixão que Paulo e Silas mostravam ter pelo Senhor Jesus e pelo Evangelho.
Vejamos o texto:
"E depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda segurança. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e prendeu os pés no tronco. Por volta da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus..." Atos 16:23-25.
Mesmo torturados, mesmo aprisionados em condições terríveis, eles oravam e cantavam louvores...
O texto prossegue e iremos ler sobre a maravilhosa conversão do carcereiro e de toda a sua casa.
Sempre que leio esta passagem me coloco a pensar naqueles momentos difícieis, momentos de dores, de privações, de sofrimento pelos quais passaram aqueles homens.
Eram sem dúvida alguma, homens absolutamente apaixonados por Jesus, e pela vida que tinham, eram tremendamente usados por Deus para anunciar a Jesus e levar o Evangelho naquela expansão do Cristianismo.
Quando pensamos em Estevão, Pedro, Paulo e todos os outros, encontramos uma característica entre eles; todos era apaixonados por Jesus e por aquele amor eram capazes de suportar perseguições, açoites, maus tratos e tantos outros sofrimentos que constantemente eram impostos pelo sistema político-religioso dominante na época.
Veja o que Paulo nos relata:
"...muito mais em prisões, em açoites, sem medida; em perigos de mortes, muitas vezes; cinco vezes recebi dos Judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez." Atos 11
Você consegue imaginar estes homens vivendo todas estas situações? Ele passaram tudo isto, por serem ABSOLUTAMENTE APAIXONADOS POR JESUS E PELO EVANGELHO.
Deus usou aqueles valorosos homens, e por intermédio deles, pela ação do Espírito Santo, muitas vidas foram alcançadas.
Perseveraram nas perseguições, nos riscos, nos perigos, na fome, na dor; porque sabiam da importância do trabalho de cada um deles. Para eles, correntes, açoites, torturas, etc. Não foram suficientes para calar a voz daqueles homens, mensageiros de Deus!
No final de tudo, Paulo nos mostra a certeza do sucesso alcançado com todo aquele investimento que havia feito por toda a sua vida. Uma vida, por muitas vidas!
Vejamos o que ele nos diz:
"Quanto a mim, estou sendo oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado... Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé; Já agora a coroa da justiça me está aguardando, a qual o Senhor, reto Juíz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." 2Timóteo 4:6-8
Deste verso vamos separar dois: "COMBATI O BOM COMBATE, COMPLETEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ" e "e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." Podemos ver aqui o real sentido da perseverança, da consciência da importância do que se fazia, do amor que tinham por Jesus.
E o mais importante é sabermos que aquela coroa esta preparada para todos que na mesma perseverança percorrerem sua vida, enfrentarem lutas e dificuldades; mas se mantiverem firmes na fé.
O tempo irá passar e então poderemos dizer como Paulo: 'COMBATI O BOM COMBATE, COMPLETEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ."
Não pense você que aquela fase de perseguição, torturas e mortes termirnaram; muitos amados ainda são perseguidos em muitas partes do mundo; perseguidos e mortos pelo extremo amor que têm por Jesus e pelo Evangelho.
Mas não adianta...
Mesmo que se levantem políticos e poderes, mesmo que matem a muitos, nunca, jamais irão calar aqueles homens e mulheres que diariamente são chamados por Deus para esta maravilhosa missão.
Lendo um destes folhetos de mensagens, encontrei o texto que transcrevo para que você pense em sua vida, para que você reflita acerca da sua vida espiritual e de compromisso com o Ide de Cristo.
Fiz alguns acréscimos ao texto para sua melhor reflexão.
Veja:
"Se fosse você preso por ser Cristão, será que haveria provas suficientes para condená-lo?
Se considerado culpado em julgamento realizado pelo sistema político-religioso, qual seria a acusação que iria lhe levar ao "cárcere interno" as masmorras, a ter os pés presos no tronco; a receber uma quarentena de açoites menos uma?
Seria você considerado culpado por:
-Andar a 2ª milha
-Oferecer a outra face
-Amar seus inimigos
-Fazer doações em segredo?
Pense, reflita acerca de tudo, reflita sobre sua vida espiritual para que possa desfrutar de uma maior comunhão no presente e da vida eterna quando Jesus voltar.
Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário: