quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

EU PERDOO VOCÊ! SERÁ QUE VOCÊ PODE ME PERDOAR?

Esta semana quero levar você a refletir acerca do perdão; palavra pequena que representa um gesto gigantesco.
Quando observamos ao redor; e penso que não precisamos olhar para muito distante, encontramos pessoas que seguem em suas vidas, com um semblante muitas vezes entristecido, por terem um coração cheio de ressentimentos, por situações e circunstâncias, um dia vivídas com outras que a muito, nem mesmo se falam ou se olham. Tornaram-se estranhos um ao outro.
São problemas de todos os níveis, alguns sérios, outros nem tanto; mas que em um momento de desentendimento, separaram irmãos, pais, filhos, amigos.
Um coração que não conseguiu perdoar, tornou-se com o tempo em um coração cheio de ressentimentos, um coração indisposto até mesmo a pequenas coisas, rancoroso e repleto de amargura, que facilmente conduz ao ódio que quando não freado a tempo, pode desencadear até mesmo ações de vingança contra aquele (a) com quem se viveu um desentendimento. Além de tudo isto que descrevi acima, a falta de perdão que sempre segue acompanhada por estas reações, podem causar sérias consequências psicossomáticas que geralmente levam ao surgimento de doenças terríveis.
Quando observamos, encontramos pessoas que muitas vezes passam uma vida inteira sem conseguirem ser felizes, por estarem com o coração cheio de amargura, e pelo fato de terem, nas vestes de juíz (função que não nos compete); julgado, condenado e confinado a pessoa que errou, em sombrias prisões.
Não sei se você vive algo deste tipo, talvez eu não conheça você ou mesmo a história da sua vida, não sei em que momento do seu passado, longínquo ou mesmo recente; você teve as suas emoções aprisionadas por um desentendimento, fazendo com que sua paz fosse substituída pelo desassossego da alma; mas sei que quem odeia com extrema força pode também com extrema força liberar amor. Isto tudo pode mudar em sua vida e os porões escuros do seu coração, podem sim serem abertos para que a luz do sol e o brilho da alegria voltem a predominar em sua vida.
No momento em que você, ao mesmo libera o perdão para alguma pessoa que tenha te ofendido, libertando a si mesmo do cativeiro; aquela também é liberta pois a culpa e o ressentimento atuam como ferrugem que silenciosamente corrói as emoções de ambos.
Ocorre a necessidade de perdão onde houve transgressão e esta é sinônimo de pecado. O pecado tem poder tão destrutivo que simultâneamente pode destruir relações entre pessoas, ao mesmo tempo em que prejudica a sua relação com Deus, bloqueando a sua comunhão com Ele.
Não se iluda no entanto, ao pensar que o perdão tem poder de remover as consequências dos nossos atos, pois estas consequências estão relacionadas àquele verso da Bíblia que nos mostra que o que o homem planta, isto ele um dia colherá.
No entanto, se não podemos solucionar as consequências das transgressões aqui na terra, podemos ter no perdão algo valioso e poderoso para remover as consequências espirituais e eternas do pecado.
Alguém já escreveu que "O PERDÃO É A CHAVE PARA A LIBERDADE".
Sendo assim,
Se seu coração seguir pela vida de forma magoado por algo que um dia fizeram a você,ou mesmo pela sensação da culpa pelo que você fez a alguém, sua vida ficará confinada à uma prisão que lhe fará infeliz aqui nesta vida; e irá sofrer duplamente pelo distanciamento de alguém e pelo distanciamento com Deus que espera de cada um de nós um coração livre para que o amor Dele flua em nossos atos.
A palavra Grega traduzida como perdoar significa literalmente o CANCELAMENTO ou REMISSÃO, ou seja, a libertação de uma prisão onde ao mesmo tempo são confinados tanto você como a pessoa que te ofendeu, ou vice versa.
E o que a Palavra de Deus nos diz sobre o perdão?
"porque tu, Senhor, é bom e pronto a perdoar,
e a abundante em benignidade
para com todos os que
te invocam"
(Salmo 86:5)
Já nos Evangelhos, encontramos Jesus que pagou alto preço por nossos pecados quando morreu naquela cruz. A libertação do pecado através do perdão é tão importante que Jesus deu a Vida Dele pela vida de cada um de nós.
Quando O aceitamos como Senhor e Salvador de nossa vida, passamos a ficar livres da culpa de todas as nossas transgressões (pecados) ou seja, somos plenamente perdoados. E se Deus nos perdoa tantos erros, por que não perdoamos àqueles que nos magoam?
Agora pense,
Em vários textos da Palavra de Deus, seja no Antino quanto no Novo Testamento, encontramos passagens em que somos orientados, ensinados e estimulados a perdoar àqueles que nos ofendem ou mesmo nos prejudicam de alguma forma; como também, ao mesmo tempo nos encoraja a vivermos a humildade do reconhecimento dos nossos próprios erros, índo de encontro àquelas pessoa a fim de pedir a elas que nos perdoem.
O perdão em todos os tempos de nossa vida, tem o seu momento máximo, quando Jesus pede ao Pai que a todos perdoe, mesmo tendo passado por tudo que Ele passava.
"Contudo, Jesus dizia:
Pai, perdoa-lhes,
porque não sabem
o que fazem."
(Lucas 23:34)
Sendo assim,
Refilta sobre a história de sua vida, passeie pelos compartimentos do seu coração e decida remover de lá todo o lixo que tem entulhado suas emoções.
Decida por remover às mágoas para que a sua capacidade de perdão possa aflorar em suas atitudes, em seus atos.
Lembre-se que o perdão quando é genuíno, nunca, jamais lembra da ofensa um dia vivida.
"Pois para com as suas iniquidades
usarei de misericórdia
e dos seus pecados,
jamais me lembrarei."
(Hebreus 8:12)
ou seja PERDÃO!!!
Coloque-se diante de Deus, peça a Ele perdão pelos seus erros, seus pecados. Peça a Ele força e capacidade para perdoar, peça que Ele te dê Graça para vencer as barreiras do orgulho e colocar a paz que liberta entre você e àquele pessoa com quem você vive dificuldades.
Depois então,
sinta o frescor de ter seu coração livre da amargura e repleto da doce presença do Senhor Jesus em sua vida. E parabéns pela reconquista do seu antigo relacionamento.
Um abraço!

Nenhum comentário: