terça-feira, 1 de junho de 2010

EXISTE TEMPO PARA TUDO


"Para tudo há uma ocasião certa;
há um tempo certo
para cada propósito debaixo do céu."
(Eclesiastes 3:1)

Lendo este verso de Eclesiastes fica mais fácil compreender que nada em nossas vidas acontece por acaso, e que Deus tem o controle absoluto sobre tudo.
Muitas vezes não compreendemos certos fatos que surgem em nosso caminho, e para grande parte deles não chegamos a encontrar uma lógica que explique tais situações. Não julgo absurdo certas reações que momentaneamente nós chegamos a ter, pois humanamente falando, somos limitados, nossos olhos muitas vezes não vêm além dos fatos e nossa percepção as vezes não consegue alcançar os caminhos que Deus tem para tudo aquilo que se desenrola a nossa frente.
As tempestades chegam, os terremotos causam abalos, e muitos sonhos, sacudidos são jogados ao chão feito papel velho ou folhas secas, que o vento sempre atira de um lugar para o outro.
Os sonhos sonhados, os planos feitos, os projetos desenhados, os conhecimentos adquiridos, os bens e valores amealhados pela vida, subitamente tornam-se em nada, tornam-se em pó, algo sem valor algum quando simplesmente o caos da morte chega e se instala.
Para aqueles que ficam, o desfrutar da companhia é transferida apenas pelas lembranças que sempre são guardadas em uma gaveta ou em uma caixa, em forma de fotografias em preto e branco ou em cores.
Tudo passa nesta vida, e muito do que se vive não passa de vaidade. Hoje é, amanhã...
No mesmo Eclesiastes também podemos ler:
"contudo, quando avaliei
tudo o que as minhas mãos haviam feito
e o trabalho que eu tanto me esforçava
para realizar, percebi que tudo foi inútil,
foi correr atrás do vento;
não há nenhum proveito no que
se faz debaixo do sol."
(Eclesiástes 2:11)
Se formos analisar as nossas vidas, os nossos valores, as escolhas que temos feito, os caminhos que temos percorrido, os conteúdos dos baús que levamos em secreto e lacrados durante a nossa trajetória, talvez consigamos ver estruturas e valores altamente dispensáveis e desnecessárias, que estão figurando nos primeiros lugares das nossas listas de prioridades.
O tempo tem passado e de certa forma temos gasto muito deste precioso tempo com coisas que nos consomem em preocupações e desasossego, nos afastando de momentos com nós mesmos, de momentos de comunhão com Deus, com nossos familiares, com nossos amigos, ou seja, de momentos que nos dão alegria e prazer.
Corremos atrás do vento!
Corremos atrás do saber vivendo até mesmo uma paranóia que é ditada pelo mercado em forma de tendência para aquele ano. Logo, cada vez mais é preciso acumular títulos, diplomas, certificados, graduações, simplesmente para não ficar do lado de fora da terrível concorrência profissional.
Muitos correm atrás do mercado financeiro, vivendo a paranóia de estar antenado até mesmo enquanto dormem, somente para não perder nas bolsas, nos investimentos, no nível de patrimônio.
É importante tudo isto, e sem dúvida alguma, o saber nos faz crescer em todos os níveis; mas devemos ter tudo isto ao nosso servir e não como senhores de nossas vidas, senhores que comandam, que conduzem, que levam a tantos a níveis alarmantes de estresse.
Não permita que valores como estes estanquem o seu prazer de viver!
O caos da morte quando se instala; quando o oxigênio deixa de chegar ao cérebro levando a falências as células, e todas as manobras da medicina são derrotadas pelo poderio da morte, simplesmente tudo fica inerte e tudo que se aprendeu pela vida a fora, fica perdido naquela terrível frase do vídeo game: GAME OVER.
A partir daí, seguimos sozinho, seguimos em uma jornada solo; sem filhos, sem esposa, sem família, sem amigos, sem dinheiro, sem bens, sem poder. O pecado coloca fim em tudo.
Portanto amado, amada,
busque em Deus a vida que sua vida tanto precisa viver. Lembre-se: "para tudo há uma ocasião certa."
Enquanto houver fôlego de vida, enquanto o coração pulsar forte em seu peito, você tem a oportunidade de cuidar do como você irá querer viver a eternidade que vem depois que fecharmos os olhos nesta vida. Se quiser viver a eternidade com Deus o momento do buscá-lo é agora mesmo. Caso contrário, sem rodeios... Uma eternidade de tormenta e dor será o que estará lhe esperando.
Não sabemos quando tudo aqui irá acabar, portanto, procure dar mais valor a sua vida do que a "coisas, bens, poder", tudo isto passa! Busque a comunhão com Deus e tudo isto naturalmente será acrescentado em sua vida. E quando o seu momento chegar, você poderá ter paz em seu coração, certo de que o Pai irá recebê-lo com muito amor e carinho.
Reflita, se preciso, opere mudanças agora mesmo, o tempo tem passado rápido demais.
Um forte abraço.

Nenhum comentário: