
Nosso país, que possui dimensões continentais; nos presenteia com uma natureza rica e diversificada. Falando com o popular, "aqui no Brasil, tudo que se planta dá".
Sem dúvida alguma, vivemos em um país extremamente abençoado, graças a Deus!
Penso que se formos analisar o Brasil, comparativamente a outros países, iremos concluir que reunimos excelentes condições de vida em todos os aspectos. Lógico é claro...apesar dos juros altos, das desigualdades, das corrupções, etc. Coisas de homens.
No entanto, apesar de toda esta exuberância, muitos países nos conhecem mais pelo futebol e pelo carnaval.
Hoje, por todo o Brasil começa o reinado da folia, que ano após ano, se especializa na liberdade e no liberalismo de emoções e compartamentos, caminhando naquela máxima que diz que "vale tudo pela alegria".
Pessoas que em seu dia a dia, vivem cotidianos dentro de normais padrões de postura, simplesmente se transformam, como que possuídos por uma outra identidade, travestindo-se de um personagem criado, seja por seu próprio querer, seja para agradar a maioria que o cerca.
Qual será o motivo destas tão marcantes alterações comportamentais? Será uma postura de fuga de uma talvez massacrante realidade vivida no dia a dia, algo que o incomoda? Será um desejo reprimido que não tem coragem de normalmente deixar vir a luz, se liberando, motivado pela festa do "tudo pode", ou mesmo se escondendo em meio a multidão de forma anônima?
São casos e casos, e os motivos varíam de pessoa para pessoa.
O que observo é que de uma forma ou de outra, existe uma grande carência, uma grande insatisfação, um grande vazio no coração daquelas pessoas, que simplesmente deixam de existir para que o personagem carnavalesco, tome conta por completo. Seria um caso de falsidade ideológica?
Este vazio, tem levado a muitos a um estágio de fuga, que quase sempre o faz a pessoa ser aquilo que julga melhor para si mesmo, aquilo que gostaria de ser e viver, mas que não tem coragem; é preciso estar protegido por máscaras e fantasias ou mesmo ser anônimo em meio a uma multidão que está disposta a tudo.
O que não se lembram na maioria das vezes, é de pensar que o reinado de momo dura quatro dias e que em seguida, a vida sensata, normal e rotineira estará aguardando de braços abertos.
Quais os resultados do carnaval logo na quarta feira?
Lembranças dos exageros, consequências pelas atitudes insensatas, cansaço, tristeza que se vê triste pela saudade, pelo arrependimento e pela retomada da realidade.
Das drogas injetadas, ficou apenas o vício; das bebidas ingeridas, apenas os incômodos gastrointestinais, pela intoxicação alcoólica; do sexo vivido, apenas as dores, talvez uma gravidez, talvez uma Aids; das brigas, talvez as marcas e cicatrizes de tiros, facas, cortes.
Ano após ano as autoridades fazem aquele tradicional balanço do carnaval, e em comparação aos anos anteriores, acho que podemos concluir:
Mortes no trânsito por embriaguez
Uso excessivo de drogas e entorpecentes
Brigas com sérios ferimentos e até mortes
Assassinatos
Sexo intenso com vários parceiros (cantaminação pelo HIV e outras doenças venérias)
Surgimento de aumento de gravidez
Aumento do número de abortos
Excessos
Exageros
etc. Coisas do diabo e seus demônios.
Ano após ano são estas as ocorrências que sempre lemos nos jornais ou assistimos pela TV.
Afinal, será que diante de tanta, constatada realidade, as pessoas não vêm que suas vidas no carnaval são expostas física e moralmente?
O que diz a Palavra de Deus quanto a tudo isto?
"mas as vossas iniquidades fazem separação
entre vós e o vosso Deus;
e os vossos pecados
encobrem seu rosto para que
não os ouça."
(Isaías 59:2)
Deus não está onde o pecado está presente. Logo, se Deus não pode estar...O diabo segue presente.
"Eu, o Senhor, esquadrinho o coração.
Eu provo os pensamentos
e isto pra dar a cada um
segundo o seu parecer
segundo o fruto das suas ações."
(Jeremias 17:10)
Deus conhece o seu coração e sabe o que você está fazendo. Você colhe aquilo que planta.
Deus quando em amor criou a sua vida, foi em um gesto de extremo amor; e pode estar certo(a) de que sempre foi para que você vivesse um relacionamento de amor com Ele mesmo. Se você busca estar com Deus e guarda os seus mandamentos, sua vida segue de forma próspera e não existirá vazios a serem preenchidos pela ilusão do carnaval ou outras situãções. Obediência é a base, veja o que o Salmista nos diz:
"Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta
na roda dos escarnecedores.
Antes, o seu prazer
está na lei do Senhor,
e na sua lei medita de dia e de noite.
(Salmo 1:1,2)
Quem tem Jesus no coração e a Ele tem entregue a direção de sua vida, não sente o vazio que a tantos tem levado a exposição de forma tão destrutiva.
A paz permeia o coração, e a vida segue como o sopro de uma brisa suave.
Jesus está voltando, já pensou se Ele voltar e não conseguir te reconhecer pelo fato de você estar usando máscaras ou estar travestido de algo que não é você? Pense nisto!
Que neste carnaval, você possa ter serenidade e sabedoria para de forma alguma se deixar levar por artifícios que irão prejudicá-lo(a) quando o sol surgir no dia seguinte. Aliás, sempre haverá um amanhã em sua vida.
Para ser feliz, você não precisa consumir bebidas, drogas, viver um personagem que agrade a maioria, querendo ser aceito no meio em que você vive.
Para ser feliz, basta você entregar seu coração para Jesus e permitir que Ele conduza seus passos.
Que seja excelente o seu feriado, principalmente no depois, quando você perceber que a sua paz, sua vida, sua saúde e seu relacionamento com Deus, foram de todo preservado.
Um forte abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário