terça-feira, 28 de abril de 2009

PROVA-ME E CONHECE OS MEUS PENSAMENTOS!


Estava lendo o Salmo 139 e chamou-me a atenção a complexidade que existe nos versos 23 e 24, veja:
"Sonda-me ó Deus
e conheces o meu coração,
prova-me e conheces o meu pensamento,
vê se há em mim algum caminho mau
e guia-me pelo caminho eterno."
Com o passar do tempo a vida torna-se cada vez mais complexa e as pessoas, envolvidas em simultâneas preocupações e necessidades, dia após dia são envolvidas por todos os tipos de ofertas e circunstâncias, estar em comunhão com Deus é o que fará a diferença nestes momentos.
O Assédio que envolve a todos e a todos os momentos, torna-se mais e mais agressivo e feroz, e neste assédio relaciono não apenas os ligados ao sexo, mas também àqueles que surgem nos meios sociais, políticos e econômicos, onde o levar algum tipo de vantagem sempre vale a pena, mesmo que prejudique alguém.
O tempo passa e a competição para se manter no emprego, no poder, em evidência na mídia,torna-se cada vez mais acirrada.
Aqueles que não entregaram suas vidas e o coração ao Senhorio absoluto de Jesus Cristo, muitas vezes se submetem, aceitam, se entregam às práticas que diz que tudo vale a pena. Logo, sucumbem por não resistirem as muitas ofertas que lhes são feitas constantemente.
É como se a vida, a moral e a dignidade, não tivessem valor algum ou sempre estivessem prontas para possíveis barganhas, visando a manutenção do cargo, do poder, do salário, do status enfim.
Cristãos e não cristãos seguem inseridos simultâneamente nas mesmas empresas, nos mesmos sistemas, nas mesmas ofertas e assédios. A diferença entre eles é que o Cristão não irá sucumbir (ou pelo menos não deveria) às imposições do "vale tudo" e acima de tudo e de qualquer coisa.
"Sonda-me ó Deus e conheces o meu coração..." Deus na sua onisciência não precisaria atender a este pedido, pois constantemente Ele sabe e conhece o nosso coração, e também o conteúdo que nele temos guardado, mesmo que para nós, esteja em oculto, escondido.
Se o seu coração não estiver cheio da presença Dele, se o Senhor Jesus não ocupar todos os espaços do seu coração, as lacunas que existirem certamente serão preenchidas por atitudes do seu "eu", que sempre se apresenta de forma egoísta, levando você a ser "deus" nos seus atos e posturas.
"Prova-me e conhece os meus pensamentos." A Bíblia noz diz que devemos sempre vigiar; se não estivermos em constante vigilância, se não tivermos uma vida de oração; nosso inimigo com toda certeza irá pulverizar nossa mente, nossos pensamentos, com tudo aquilo que possa seduzir e nos distanciar do amor e proteção divinos. E você sabe... Longe da proteção do Pai seremos sempre presas muito fáceis de serem abatidas.
Quando dizemos a Ele "vê se há em mim algum caminho mau" estamos nos abrindo, nos mostrando, nos submetendo a avaliação Dele, mesmo sabendo que Ele conhece nossos pensamentos, nossas limitações. E como somos limitados!
O Espírito Santo nos incomoda quanto a tudo aquilo que estamos vivendo, nos mostra o caminho que teremos a frente, os buracos, as curvas perigosas, os trechos com intensa neblina, para que possamos previamente evitar percorrer por caminhos de morte.
É Ele que nos leva a orar como o Salmista colocando em nosso coração o desejo de dizer:"guia-me pelo caminho eterno", esta postura nos permite através da ação do Espírito Santo, uma verdadeira restauração de todo estágio de desvio do que Deus espera de cada um de nós.
As ofertas e possibilidades oferecidas pelo mundo podem ser muitas, mas mesmo diante de cada uma delas, precisamos sempre nos mantermos firmes para não nos deixar vencer, influenciar e contaminar por nenhuma.
Estar atento nos leva a identificar as coisas e situações que aparentemente são "inocentes" mas que no fim de tudo, de forma camuflada, escondem caminhos de morte.
"Todas as coisas me são lícitas
mas nem todas convém.
Todas as coisas me são lícitas,
mas eu não me deixarei
dominar por nenhuma delas."
(1Coríntios 6:12)
Deus sabe que é intenso o conflito entre a carne e o espírito, Ele conhece nossas limitações e por isto nunca nos permite provações maiores que as nossas forças para vencê-las e superá-las. Mas Ele sabe que somos limitados, tal como Paulo nos diz em Romanos 7:19 "porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço."
Por nos conhecer, o Espírito Santo nos ajuda a permanecermos firmes diante de todos estes momentos complicadíssimos que as vezes surgem a nossa frente.
Sendo assim,
Busque diariamente a sabedoria e o discernimento que o Espírito do Senhor sempre nos permite, faça isto para que seja possível vencer, superar, manter-se firme, ser fiel até a morte e sobretudo não se conformar com o que diariamente são colocados como normalidade no estilo de vida que o mundo oferece.
Lembre-se que as aparências as vezes enganam e podem no fim de tudo serem altamente destrutivas.
Um forte abraço!

Nenhum comentário: