sábado, 19 de setembro de 2009

QUANDO O MILAGRE NÃO ACONTECE


Quando lemos a Bíblia encontramos várias passagens que registram a ocorrência de milagres em várias situações e em diversas necessidades.
Se fôssemos discorrer ou mencionar cada uma delas, certamente seria necessário um grande espaço para esta análise, pois são muitas as bençãos que os homens e as mulheres receberam das mãos de Deus.
Jesus curou paralíticos, abriu os olhos de cegos, ressuscitou mortos e ao terceiro dia de sua própria morte ressuscitou para que a vida enfim, vencesse a morte e a escravidão do pecado que a muitos sempre aprisiona em amarras e algemas.
Quando foi elevado aos céus, Jesus não nos deixou sozinhos, e o Espírito Santo de Deus passou a nos acompanhar, nos guardar, nos protegendo e nos ajudando a desviar nossos passos dos maus caminhos que sempre surgem pela frente.
Os discípulos através do Espírito Santo, passaram em nome de Jesus, a libertar os cativos, a curar os enfermos, a levar a Palavra que salva e da total esperança aos aflitos de coração.
Hoje, século XXI, as pessoas seguem com suas vidas; lógico que não mais precisamos cruzar cidades e longas distância caminhando a pé e muito menos no lombo de animais. As facilidades do progresso, inserem nossas vidas em um conforto que com certeza, um dia fora sonhado por tantos; mas tenho absoluta convicção, que nem de perto imaginavam o progresso nas dimensões que hoje temos.
Os tempos são outros, as necessidades também se renovam e passam a ter outras nuances, mas o homem e a mulher de hoje, continua tendo a mesma estrutura que aqueles homens e mulheres de todos os tempos que se passaram. O que diferencia homens e mulheres, são as conquistas a nível cultural que ano após ano, os fazem mais capazes, mais sensíveis, mais sonhadores. Há tempo para todos os sonhos na vida do homem.
Lógico que os sonhos hoje, são outros, mas cada um deles surge do mesmo desejo de ser e viver melhor a cada dia.
Quando pensamos nos tempos bíblicos e nos muitos milagres resgistrados, vivemos a emoção que aquelas pessoas com toda certeza viveram naqueles momentos.
Já pensou,
Aquele homem que era conhecido por todos esmolando todos os dias diante do templo, recebe o milagre da cura e simplesmente ANDA. Os leprosos que foram limpos e libertos da exclusão da sociedade, os cegos que puderam enxergar, e tantos outros. Deve ter sido uma euforia, não apenas para aquelas pessoas, mas também para todos que ali assistiram a todas aquelas maravilhas operadas por Deus.
Imagine a morte de Lázaro, com certeza ele devia ser uma pessoa bem popular e querida. Pense, multidão de pessoas reunidas, tristes, chorando pela morte do amigo, do parente, quando subitamente Jesus chega, e chama Lázaro para fora do túmulo, para fora da escuridão e da podridão da morte, para a luz, para a vida, para o convívio com todos que muito o amavam.
Deve ter sido uma euforia só.
Milagres!
O tempo passou, muitas daquelas doenças ainda existem, muitas foram erradicadas e várias outras estão controladas. Deus tem abençoado os cientistas; e a medicina, de posse de novas técnicas e recursos, tem sido muito mais eficiente nos tratamentos e consequentemente nas curas do que fora no passado.
Hoje temos problemas novos, as correrias do dia a dia, trouxeram com elas muitos cuidados e com eles as neuroses, as fobias, as paralisias emocionais, as lepras sociais, as cegueiras da ambição, e tantas outras.
Os homens e as mulheres continuam sendo os mesmos, apenas de épocas diferentes, mas sem dúvida alguma, continuam com as mesmas necessidades, as mesmas carências, os mesmos vazios interiores que antes.
Não importa o século que se viva, o vazio que permeia o coração do homem foi no ontem e é no hoje, simplesmente do tamanho de Deus.
Quantos buscam um milagre em suas vidas? Seja para cura de doenças, seja em busca de soluções em todas as esferas da vida, seja para ter uma paz que parece sempre inatingível e que o dinheiro nunca consegue comprar.
Muitos procuram por um milagre.
O homem de hoje em dia, vive aprisionado aos muitos cuidados com sua própria vida. Estes cuidados o mergulha em intensa ansiedade e esta, simplesmente estanca o prazer de viver, estimulando o surgimento de uma profunda angústia de aparência irresolvível, levando-o a operar por conta própria. Não consegue esperar o agir de Deus, a angústia causa pressa.
Ele sabe que Deus pode operar a cura, a libertação, a solução para tudo em sua vida, mas a ansiedade impede que Deus seja o centro gerador das soluções, pois no centro de tudo, figura as soluções do próprio homem que deixa o seu coração cheio de si mesmo.
Deus não pode entrar para operar o milagre pois o espaço Dele já está ocupado pela urgência humana, antônimo da fé.
A ansiedade não deixa ver o operar de Deus, não deixa o homem descansar na certeza de que Deus irá em seu socorro com todas as soluções e saídas que precisa.
O desejo do milagre o leva ao Salmo 37, mas a ansiedade o impede de vivê-lo plenamente.
Enquanto o Salmo diz, entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e descansa na certeza que Ele fará tudo que for preciso, a ansiedade que domina o coração do homem, não o deixa ter tempo para esperar que o tempo de Deus, se manifeste e as soluções cheguem em sua vida.
Em outras palavras, ele está a um passo de receber o que precisa, mas não consegue ter em suas mãos o que busca.
Não consegue descansar na certeza que Deus irá operar o MILAGRE da cura, da libertação, da solução, da salvação.
Muitas vezes o milagre não acontece, por causa desta ansiedade, que faz com que a sua fé, seja aniquilada pelo tempo que está se esgotando, pelas aparências que cada vez ficam mais e mais desfiguradas. A fé dá lugar ao medo e a ansiedade enterra as possibilidades do agir de Deus.
Sem crer que Deus virá em seu socorro, o homem, nas vestes de "deus" passa a querer operar, ser gerador de soluções e Deus fica apenas no plano de mero expectador do agir humano.
Em outras palavras, em havendo compreensão da frase que diz "seja feita a sua vontade assim na terra como no céu"; a vontade de Deus que é soberana, pode ser outra, pode ser contrária a nossa, talvez o que almejamos e buscamos como sendo bom, na verdade não seja e Deus que tudo conhece e sabe, pode sim nos dizer um "não" ao que pedimos. E o não de Deus também pode ser um milagre, pois Ele na sua onisciência conhece nossa vida, nosso coração, nossa necessidade.
Quando orar pedindo um milagre, peça então com fé, peça sabendo que Deus poderá a qualquer momento te atender, mas esteja sempre pronto para ouvir um "espere" da parte Dele. Deus te ama tanto que sabe o momento certo para tudo em sua vida, e talvez o que você esteja buscando, não seja o melhor para a sua existência, Ele pode simplesmente ter outros planos para você.
Talvez a aparente demora de Deus signifique uma necessidade de aperfeiçoar a sua fé, estreitar a sua comunhão com Ele, um trabalhar no seu crescimento, e isto as vezes leva tempo.
Mas de uma forma ou de outra Ele sempre sabe o que é melhor para a sua vida e sabe o quanto você precisa deste carinho que tanto busca.
Peça pelo seu milagre, e desde já agradeça por tudo aquilo que Deus vier a fazer, agradeça pois, Ele te conhece e sabe o que você tanto precisa.
Se o milagre não chegar, não permita que a ansiedade destrua a sua fé, sussurrando em seus ouvidos que Deus não se importa com sua vida, que não te ouve.
Entrega, confia e descansa, O Deus que te ama fará o que for preciso pela sua vida e felicidade pelo seu MILAGRE.
Pense nisto,
Um forte abraço!

Nenhum comentário: