quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O MURO DA VERGONHA


Recentemente acompanhamos as comemorações que lembram a queda do muro de Berlim.
Se formos folhear as páginas da história iremos encontrar os insanos fatos que levaram àqueles homens a construírem àquele insano muro, algo vergonhoso que dividiu uma nação, famílias inteiras, vidas excessivamente sofridas e marcadas pelo terror das guerras.
Sem dúvida alguma foi pela conquista de poder, domínios, ideologias e poder econômico que levaram àquela construção e ao mundo a uma sensação de vergonha da existência daquele muro, daquela cerca.
Mas o tempo passa, as pessoas passam e ideologias falidas também ficam para trás. E finalmente, o muro caíu!!
Anos depois, podemos ver a alegria das pessoas ao participarem da derrubada, da queda daquilo que sem dúvida era o símbolo de tanta prepotência e ignorância. Cada tijolo ou pedra que ía ao chão significava a possibilidade de abraço no irmão, no familiar, no amigo que ficara do outro lado daquela parede.
Vendo estas cenas, fiquei então pensando nos muitos muros que ainda seguem erguidos em todas as partes do mundo.
São na verdade muros invisíveis, muros que são erguidos de forma a separar a sociedade em classes, onde a quantidade de recursos, e dinheiro na conta corrente irão determinar se você é mais ou menos importante que o seu vizinho, que muitas vezes veste a camisa do TER e as vezes nem mesmo te acena quando se encontram.
São muros invisíveis que mesmo em século XXI, ainda separam as pessoas pela COR DA PELE, como se determinadas cores de pele causassem certa possibilidade de contágio de um tipo de lepra social.
São muros invisíveis erguidos sobre a intolerância e crueldade que, como o de Berlim, também levou a tantos a tanto sofrimento, como aqueles que presenciamos na África por ocasião do terrível "APARTHEID". Mas afinal o Apartheid no mundo, acabou mesmo?
Enfim, muros ainda separam pessoas, e muitas delas, desprezadas e rejeitadas, ainda carecem que os muros que impedem que o alimento chegue, que a educação os envolva, que a saúde os contagie,os contamine, sejam enfim derrubados. Pessoas que precisam acreditar que possuem também direitos, não apenas deveres.
E a nível religioso?
Quantos muros são erguidos separando as Igrejas, quando juntas poderíam alcançar muito mais vidas?
Poder!
Tudo por causa do poder, da conquista de mercado de capitais. NADA ALÉM DA VAIDADE HUMANA!
Quando lemos em Colossenses 1:16,17,19, chegamos a ficar atônitos com a prepotência que existe na ganância do poder humano, além da grande ignorância pelo conhecimento da Palavra de Deus.
Veja quem é o verdadeiro Dono de tudo que existe:
"Pois, nele, foram criadas todas as coisas,
nos céus e sobre a terra,
as visíveis e as invisíveis.
Sejam tronos, sejam soberanias,
quer principados, quer potestades,
tudo foi criado por meio dele e para ele.
Ele é antes de todas as coisas,
Nele tudo subsiste...
porque aprouve a Deus que,
Nele, residisse toda a plenitude."
Alguma dúvida quanto ao verdadeiro dono de tudo?
Sendo assim, é fácil ver que a vaidade e a ganância humana, a sede de poder acima de qualquer coisa, tem sim, erguido muros que a muito tempo tem separado vidas, causando sofrimento e lágrima, afinal não conhecem a Palavra de Deus.
Felismente a Palavra de Deus tem sido levada por todo o mundo, mesmo com todos os muros de impedimento que o nosso inimigo tem erguido. Sabemos muito bem que a vitória é nossa e que onde a Luz chega, a escuridão das ambições, da prepotência, do "tudo" pelo dinheiro e pelo poder; são obrigados a darem espaço, a abrirem caminho pois nada, absolutamente nada impede que Jesus chegue nas vidas que precisam ser alcançadas.
Portanto, que a queda daquele muro de Berlim, possa ser um estímulo para cada um de nós, quanto a nossa missão aqui na terra. Gigantes, fantasmas, poderes, reis e soberanos, nada, absolutamente nada pode se opor a Palavra de Deus.
Lembre-se que Reis e soberanos tem surgido e tem morrido, ideologias tem sido levantadas e têm ficado no esquecimento ou apenas são lembradas nas páginas da história, economias tem se agigantado e tem ído a falência...
Somente a Palavra de Deus, somente o amor de Deus prevalece para sempre e para Ele não existe muro algum que impeça que a salvação chegue.
Pense nisto, faça a sua parte!
Um forte abraço

Nenhum comentário: