terça-feira, 30 de março de 2010

CONSTRUÍNDO A NOSSA IDENTIDADE EM CRISTO

Êxodos 35 começa nos mostrando o processo que Deus usa para construir a identidade de seu povo ao redor da sua presença e de seu testemunho. Podemos ver que Moisés precisava ser aquele que levava as instruções reveladas de Deus para o povo.
No entanto, além das tábuas da lei, mandamentos e instruções, aquele povo precisava de um referencial visual da presença de Deus. A cada momento que Deus se manifestava de forma que eles pudessem aferir visualmente aquela manifestação, eles se Atemorizavam.
Deus dá ordem ao povo para a construção do Tabernáculo que significa a Presença de Deus com os homens. Jesus Cristo é o Tabernáculo de Deus com os homens.
Devido a rebeldia e desobediência do povo, Deus não podia mais ir no meio deles. A construção do Tabernáculo seria uma maneira de Deus estar permanentemente no meio do arraial, no centro da vida do povo Dele.
Aquela construção não podia ser feita de forma individualista, sem preparação, sem ordem.
As instruções detalhadas de Deus para o seu povo eram um referencial de obediência e seriedade para com a presença de Deus em suas vidas, pois aquelas instruções que levariam a edificação do Tabernáculo seriam um exercício de indivíduos, da congregação que se apresentavam de coração disposto, de forma voluntária e dispostos a ofertar e contribuir para aquela obra. Tudo isto eram indicadores que mostrava o quanto aquele povo verdadeiramente queria que Deus estivesse no meio deles.
No capítulo 35:20-21 observamos esta dedicação e comprometimento do povo.
E naquele processo de disposição e trabalho encontramos as marcantes atuações de Bezalel e Aoliabe, ambos que uma vez chamados por Deus, receberam Dele sabedoria, entendimento e ciência em todo tipo de ofício.
Para eles não existia a palavra "impossível", se dedicavam no trabalhar com tudo e a todos procuravam dar instruções, ensinando-os a criar, produzir, construir o que fosse preciso.
Parando para pensar, onde estarão os Bazalel e Aoliabe nos dias de hoje?
Estes dois com toda aquele entusiasmo e dedicação, simplesmente acabaram por motivar muitos homens e mulheres a trabalharem de forma majestosa diante de Deus!
Será que podemos encontrar nos dias de hoje disposição de coração, de recursos, de sabedoria e criatividade para serem usados na obra?
Quando o Tabernáculo ficou pronto ele era um testemunho da determinação, da prontidão e do sacrifício do povo em ter a presença de Deus com eles.
Cada um podia dizer: Eu contribuí com serviço, com oferta, com doação de tempo, de bens, de criatividade. Contribuiram não apenas para o corpo como um todo, como uma unidade, mas para si mesmos.
Como se constrói o templo do Espírito? Com a participação e de forma voluntária. Nada pode ser edificado de forma espiritual se existir coração pesado, amarrado, amargurado ou mesmo por se sentir obrigado . Ou se faz de forma voluntária e cheia de alegria, ou nunca será edificado.
Aquele povo superou dificuldades, entenderam que o engajamento iria inspirar a todos em um exemplo de serviço e de entrega.
Daquela forma estavam construíndo sem saber, a sua identidade espiritual, uma identidade de comunhão entre eles, comunhão que surgiu a partir do trabalho com a participação de todos e a comunhão com Deus por muito desejarem a presença Dele no meio do povo.
Minha oração por você é para que você se deixe influenciar pela dedicação incansável de Bazalel e Aoliabe ao ponto de contagiar a todos ao seu redor com entusiamo.

Nenhum comentário: