quinta-feira, 8 de abril de 2010

ADVERSIDADES X SUPERAÇÃO


Mais uma vez estamos as voltas com uma terrível tragédia. Nossos irmãos no Rio de Janeiro e em muitas partes daquele estado estão sofrendo com as chuvas e com os desmoronamentos.
É triste ver pessoas enfrentando tudo aquilo.
Ainda pela manhã acompanhava os trabalhos de salvamento e busca que estão sendo desenvolvidos naquela região. Quanta tristeza! Os deslizamentos de terra têm deixado famílias inteiras desabrigadas, pessoas que de um segundo para o outro simplesmente perderam tudo o que lutaram tanto para conquistar e o que é ainda pior, muitos perderam entes queridos, suas moradias e hoje olham o vazio, olham com um olhar desesperado, um olhar triste, um olhar de medo. O que será da vida a partir de agora? Talvez seja esta a pergunta da maioria daqueles desabrigados.
As autoridades falam em mais de cem mortes, mas como ainda existe muito trabalho a ser feito, o número pode ainda ser maior.
Lembro-me de tragédias parecidas com estas, embora de causas diferentes, onde muitos passaram e talvez ainda estejam passando por situações semelhantes, situações de morte, de perdas, de desespero.
Em meio a todas aquelas pessoas vamos encontrar cristãos e não cristãos, vivendo os efeitos da natureza, ou a consequência dos abusos cometidos contra ela. O que vem para uns pode vir para outros.
Talvez você se pergunte, onde está Deus que não vê tudo aquilo, que permite toda aquela tragédia?
Tal como em todas as outras tragédias no mundo, Deus está onde sempre esteve, onde sempre está. Deus sempre caminha do lado daqueles que o amam e que buscam a comunhão com Ele.
As causas das tragédias podem ser várias; hoje mesmo vi que uma delas foi uma construção irregular de moradias sobre um antigo aterro sanitário ou o conhecido "lixão"; com a frequência das chuvas o que não era firme pela existência do lixo, simplesmente veio a baixo.
Em momentos assim não se deve apontar este ou aquele erro, este ou aquele culpado, é o momento de unir forças e dedicar esforços para localizar, dar assistência, abrigar, acolher aquelas vidas tão preciosas para Deus.
Onde está Deus?
Mandando o socorro, mostrando às equipes de salvamento onde você estava sob os escombros, mantendo o seu coração batendo, sua respiração, mesmo que deficiente, ainda manter viva a sua esperança.
Esteve com você quando instantes antes da tragédia, fez com que você saísse daquele lugar, se afastasse de tudo aquilo, preservando sua vida.
Está com você enchendo seu coração de esperança, pois a sua vida vale muito mais que o tudo que você perdeu.
Recomeço, Superação!
É difícil, mas o Deus que te tirou de tudo aquilo, irá te dar forças para que possa reconstruir a sua vida e superar a perda daqueles que se foram.
Adversidade é assim mesmo, é adverso,é contra nossa vontade, é inesperado!
Busque a força que só pode ser encontrada em Cristo Jesus, busque o calor do Pai, busque os braços Dele e você verá que tudo isto vai passar e em breve sua vida estará feliz novamente, feliz em uma nova história.
Um abraço a todos aqueles que passaram e passam por todo este momento difícil.

Nenhum comentário: