terça-feira, 9 de março de 2010

TERREMOTOS


Esta situação sempre gera e nos últimos tempos tem gerado um pânico nos homens em várias partes do mundo, de forma simultânea.
O terremoto tira a base do homem, aniquila o chão debaixo dos seus pés e tudo que foi edificado com tanto empenho, recursos e tecnologia, simplesmente, de um segundo para o outro se transforma em escombros.
E o que acontece?
Simplesmente a desestabilização das emoções, do sistema, da vida organizada, estruturada, ou seja, o caos se instala por todos os lados.
Quando o homem perde a sua materialidade, ele simplesmente se desmorona como ser vivente.
Qual a causa afinal de tantos abalos? Cientificamente se deve a uma contração progressiva da crosta, as placas tectônicas, em função de resfriamento. Ou será pelos abusos cometidos em nome do progresso, do poder, do ganho cada vez mais intenso, da ganância?
Mas nada disto é novo, e a Bíblia já registra episódios de terremotos em várias ocasiões. Êxodos 19:18 registra terremotos sobrenaturais quando o Senhor aparecia no Monte Sinai. Números já registra que um terremoto tragou a Coré, seus companheiros e todos os seus bens. I Samuel 14:15 registra um tremor de terra quando Jonatas vence os Filisteus. I Reis 19:11 relata um tremor quando Deus fala com Elias numa caverna no Monte Horebe.
Estes todos são registros de terremotos sobrenaturais associados a eventos de Deus em determinadas situações.
Mas não para por aí,
na morte de Jesus descrita em Mateus 27:51 houve um terremoto, como também está registrado um terremoto na Sua ressurreição, Mateus 28:2.
Atos 16:26 registra um terremoto na conversão do carcereiro de Filipos, quando Paulo e Silas oravam naquele cárcere.
Além destes, existem terremotos associados a uma visão escatológica dos Evangelhos, Jesus diz em Lucas 21:5-19 com atenção maior no verso 11 que haverá em vários lugares, grandes terremotos, e fome, e pestilência, coisas espantosas e grandes sinais do céu.
Além deste, encontramos também em Apocalipse, vários textos que falam sobre terremotos. Apocalipse 6:12 - 8:5 - 11:13 - 16:18. Apocalipse deixa claro que toda a edificação e resistência humana será destruída pela ação de Deus.
Em outras palavras, ninguém e nada ficará em pé diante do Senhor!
Até aqui falamos do terremoto como uma ação de destruição de toda a estrutura humana, erros, orgulho, ganância, etc. Agora vamos focar uma ação de Deus de segurança a nossa vida e existência.
Em Mateus 7:24 encontramos Jesus nos instruíndo quanto aos alicerces da nossa vida e nos mostrando a opção somente por dois tipos, a Rocha ou a Areia.
Há sabedoria naquele que constrói sua casa na Rocha e insensatez naquele que edifica sua casa na areia.
Na vida sempre existirão as tempestades e com elas as inundações, e muitas vezes os abalos. Muitas pessoas de forma insensata tem desprezado a rocha e com isto desperdiçam recursos em suas vidas de forma sistemática, inundação após inundação, sem sabedoria suas casas são sempre destruídas.
Jesus nos ensina que não podemos interferir no curso das tempestades ou inundações, muito menos abrandar sua força e intensidade. Diante de tudo isto só podemos usar um único fator determinante, ou seja a escolha do alicerce!
Escolha pois, a Rocha que é Cristo!
Isaías 26:4 diz: "Confiai no Senhor perpetuamente, porque o Senhor Deus é uma Rocha Eterna"
Hebreus 12:28,29 "Pelo que tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade, porque o nosso Deus é fogo consumidor."
Aqui, a grande voz de Deus move a terra ao som da sua voz!
Jesus Cristo? Ele é a Pedra Angular- I Pedro 2:6 "Eis que ponho em Sião uma pedra de esquina, quem nela confiar, não será confundido"
Agora pense...
por tudo que você tem visto, quando a terra treme para onde os homens vão? Para onde os homens estão índo?
Quando lhes falta o chão, quando todas suas admiráveis obras desmoronam, e falham todos os sistemas tecnológicos, para onde irão?
Onde está a rocha segura para se estar e edificar suas vidas?
Hoje estamos vendo pelos noticiários, que as vítimas dos terremotos estão habitando em tendas, com medo que suas edificações caíam em suas cabeças no próximo tremor.
Olham para suas edificações outroras tão lindas e confortáveis, hoje tão combalidas, tão escombros, tão armadilhas que levaram a morte de milhares.
As casas, as construções, as estruturas não suportaram as interpéries e foram ao chão, não foram feitas para suportarem terremotos, tempestades, inundações, tragédias da vida.
Mude!!
Mude seus alicerces para a Rocha que é Cristo e fique em pé, fique protegido quando os tremores da vida chegarem em seu caminho.
Aleluia!

Nenhum comentário: