sexta-feira, 3 de junho de 2011

MARCAS E CICATRIZES

Quando analisamos a história da humanidade e  folheamos os registros, encontramos vários fatos que marcaram a vida das pessoas. Alguns fatos marcaram de forma bonita e de certa forma deixaram uma saudade gostosa, outras no entanto causaram dor e sofrimento.
É justamente nesta análise que podemos encontrar o homem de uma forma em geral, caminhando em busca da paz e de uma vida melhor. Sem dúvidas são alvos desejados por todos os povos do mundo inteiro.
O Século passado pode ser definido como um século de grande otimismo, grandes expectativas, grande autonomia e um século de muitas melhoras a nível de padrão e qualidade de vida.
No entanto, tudo tem um preço e o que foi  e tem sido pago por toda conquista desenfreada, passou a ser visto de forma nítida. A natureza pagou e tem pago caro em um sofrimento causado por todo descuido e desordem ecológico que constantemente observamos pela manifestação de fenômenos e tragédias naturais nunca antes visto.
A nível social encontramos uma sociedade que dia após dia tem se desfigurado, se desestruturado e seguindo mergulhada em um mar de egoísmo, indiferença, maus hábitos e perda da moral, como se claudicasse levando a perda e a manutenção dos valores de família.
A Bíblia nos diz que tudo o que o homem planta, mais cedo ou mais tarde irá colher.
No transcorrer dos fatos, muitos se afastam de Deus levando suas vidas a verdadeiros estágios de egoísmo e auto-suficiência, construídas sobre alicerces de concessões e práticas que muito desagradam a Deus. Em outras palavras, o homem está brincando de ser deus, muitas vezes acima de tudo e de todos.
Qual a consequência disto?
Uma vida sem Deus e longe do carinho e proteção divinos, simplesmente acumula marcas e cicatrizes que em algumas situações não se apagam.
Parece que o homem sempre carrega em seu currículo um verdadeiro histórico de marcas ao longo de sua vida. Entre várias podemos mencionar as marcas da velhice, as marcas por consequência dos seus hábitos e costumes e muitas outras. Mas a pior de todas é a marca deixada pela prática do pecado.
As marcas do pecado são vistas claramente. Naqueles que seguem aprisionados pelo vício das drogas (legais e ilegais), pela prática da prostituição em todos os níveis, o consumo do álcool, o adultério que coloca fim ao casamento, no roubo não só de bens materiais mais os imateriais também como a paz e a dignidade, a traição conjugal e a um amigo e muitas outras situações, as marcas do pecado são facilmente reconhecidas.
O resultado de tudo isto pode ser visto no aumento dos atendimentos pelos Psicólogos e atendimentos no gabinete Pastoral. As pessoas que cumprem pena nas prisões do pecado sofrem de um quadro de angústia, ansiedade e depressão profundos. Ou seja, são marcados pelo pecado que vivem, pois o pecado marca a ferro tal como os barões do café e da cana de açúcar marcavam a pele negra dos escravos.
Quando analisamos os fatos sociais, políticos e econômicos, encontramos marcas que muitas vezes são impostas à vida das maiorias, das massas sempre menos favorecidas. São marcas que podem ser vistas a olho nú em todo um processo de discriminação que leva a fome, a moradia sub humana, à sub cultura, à sub saúde, etc. Um povo marcado a ferro por todo tipo de manipulação política, mas que ainda se ilude com os sorrisos em época de eleição.
O que vemos aqui?
O pecado do egoísmo e da ganância que a todos afetam, direta ou indiretamente.
Mas, como as marcas podem ser tratadas?
As marcas da vida e do pecado podem ser tiradas e as feridas tratadas pelo amor que Jesus tem por cada um de nós.
Quando lemos a Palavra de Deus, encontramos a certeza de que na cruz do calvário Jesus levou com as marcas do nosso pecado para que em toda e qualquer circunstância fosse possível o homem ser limpo, e sua identidade restaurada a imagem e semelhança de Deus.
Lembra que o homem colhe aquilo que plantou? Pois bem, muitas das marcas geradas pelos erros, talvez não possam ser tiradas. O bisturi dos cirurgiões podem até camuflar, mas a realidade continuará em segundo plano.
No entanto,
as cicatrizes  criadas na alma, por mais feias que possam estar, por mais purulentas e fétidas que se apresentem, podem ser limpas, podem ser curadas, podem ser transformadas pelo poder e ação do Espírito Santo de Deus.
A base para a transformação de uma vida de pecado, cheia de marcas e cicatrizes, em uma vida digna cheia da presença de Deus é o ARREPENDIMENTO que nos insere no desejo e na ação que mostra a nossa verdadeira disposição em mudar de vida.
Quando colocamos tudo aos pés do Senhor e para Ele admitimos que erramos, que tratamos mal o santuário do seu Espírito Santo, vivendo de forma egoísta e muitas vezes imoral; Deus simplesmente estende as mãos e não olha para os erros e para nossa miséria, mas sim, olha para a vida de comunhão que desejamos ter com Ele.

"pois, para com as suas iniquidades,
usarei de misericórdia
e dos seus pecados, jamais me lembrarei."
(Hebreus 8:12)

Enquanto o mundo pode marcar a vida das pessoas de forma cuel, causando profundas doenças na alma, Deus a todos permite ter as cicatrizes e as marcas da vida e do pecado, totalmente apagados, a partir do momento que se permite que Jesus coloque nos corações a sua marca do amor que leva a libertação, a comunhão e a salvação eterna.
Deus vê e conhece o coração do homem, sabe que o abismo do pecado separa a muitos de uma vida de comunhão com Ele. Sendo assim, somente Jesus através da sua morte na cruz do calvário tem o poder de aproximar o homem de Deus.
Portanto,
Jesus pode remover toda marca, quebrar com toda corrente, com toda prisão. Para isto, basta ter fé e acreditar na certeza que Jesus e somente Ele é o único caminho e a única provisão de Deus para a vida do homem.
Tudo pode ser novo em sua vida.

"...mas onde abundou o pecado,
superabundou a graça,
a fim de que, como o pecado
reinou pela morte,
assim também reinasse a graça
pela justiça para a vida eterna,
mediante Jesus Cristo, nosso Senhor"
(Romanos 5:20-21) 

Portanto, decida-se por uma vida nova com Jesus,
estas marcas e cicatrizes podem ser a moda ditada pelo mundo, mas não é por Deus que a todo tempo nutre amor imensurável por sua preciosa vida.
Pense nisto!

Nenhum comentário: