terça-feira, 19 de julho de 2011

A CRUZ EM NOSSA VIDA!


Se formos abrir as páginas da história da humanidade, certamente não iremos encontrar algo tão marcante e com efeitos tão "contemporâneos" em nossas vidas como o episódio da cruz. Lógico que não falo de um episídio qualquer, pois aquele tipo de morte era comum nos tempos bíblicos, mas sim aquele em especial que levou a Jesus, o filho de Deus aquela terrível morte.
A cruz de Jesus teve uma implicação universal, uma verdadeira implicação cósmica, uma algo que atingiu a todos e a todos os lugares e em todos os tempos.
Se formos analisar, Jesus quando aqui esteve, nunca escreveu nenhuma linha, nenhum texto; no entanto, sobre Ele, diariamente são escritos milhões de livros, monografias, teses, compostas milhares de músicas e cânticos, documentários, filmes, etc.
Jesus nunca pegou em armas, nunca reuniu exército, nunca fez articulações políticas e nunca ostentou riquezas, Ele apenas ensinou e os seus ensinamentos percorreram e percorrem o mundo todo.
Foi a vida de Jesus que o levou a cruz!.
Para muitos, em  grande ignorância dos fatos, a cruz funciona como um amuleto que carregam dependurado no pescoço(com ou sem a imagem) ou a mantém exposta na parede da sala visando alcançarem proteção e quem sabe o favor divino por algo que almejam. A fé reduzida à um simples objeto.
O simbolismo da cruz implica em algo extremamente grandioso e aquele episódio que anteriormente havia sido escrito pelos Profetas, simplesmente mudou o rumo das nossas vidas e da vida de toda a humanidade.
A morte de cruz era algo terrível e os romanos sabíam muito bem como aplicá-la com requintes de crueldade. Havia quase que um ritual que antecedia a morte na cruz, antes era fundamental que existisse tortura, humilhação, flagelos, "etc". Até que chegasse o momento depois de grande exaustão, ser pregado na cruz aguardando a morte por desidratação e asfixia.
A crucifixação de Jesus não era comum. A cruz que levou Jesus a morte não teve uma implicação apenas sobre o pecado; aquele momento desestruturou a própria natureza, houve o cumprimento das profecias.
Quando lemos no Antigo Testamento, livro de Isaías 53, observamos os planos de Deus e o quanto o episódio da cruz iria afetar a todos nós.
Deus nos conhece, vê as nossas enfermidades, conhece a fundo a visão distorcida e egoísta que temos sobre muitos fatos, vê os nossos maus passos (mesmo quando achamos que estão em segredo), conhece nossa tendência a querer ser mais que Ele em muitas vezes. E por tudo isto Ele  levou o profeta a escrever:
"ele tomou sobre si as nossas enfermidades,
e as nossas dores, levou sobre si;
e nós o reputávamos por aflito,
ferido por Deus e oprimido.
Mas ele foi traspassado pelas
nossas transgressões
e moído pelas nossas iniquidades;
o castigo que nos traz a paz estava sobre ele
e pelas suas pisaduras
fomos sarados."
(Isaías 53:4-5)
Entende a complexidade da cruz?
A cruz simplesmente nos aproximou de Deus!
Quando vemos tudo que antecedeu à crucifixação; os julgamentos (irregulares), os açoites, às humilhações, os flagelos, as ofensas que Jesus sofreu, podemos entender o que o Profeta escreveu com "moído pelas nossas iniquidades" ou seja pelas nossas maldades.
Foram as nossas maldades que levaram Jesus a cruz. Foram nossas maldades que o levaram a receber tudo que Ele recebeu naquele dia e os nossos pecados ajudaram a martelar os cravos que perfuraram o corpo Dele.
Foi o nosso egoísmo que o levou a exaustão. As nossas enfermidades físicas e morais que o levaram amorte.
Quando Jesus expirou, a natureza simplesmtne sentiu! O sol escureceu, a terra tremeu, os santos que haviam sido mortos, ressucitaram; ou seja, a morte de Jesus foi um evento que abalou  toda a criação em todos os cantos do mundo.
Jesus e a cruz nos aproximaram do centro da história da humanidade. Um aconteceimento tão marcante, tão vivo, tão sentido por todos que levou os historiadores (cristãos ou não) a dividirem a análise da história em antes e depóis de Cristo.
Como vê, é limitada a visão e vazia a conclusão daqueles que fazem da cruz e do nome de Jesus um simples amuleto de boa sorte e proteção.
Se entendemos o sacrifício da cruz, se aceitamos tudo que Jesus fez, tudo que Ele sofreu, toda a angústia que Ele enfrentou;
"E, levando consigo a Pedro, Tiago e João,
começou a sentir-se tomado
de pavor e de angústia. E lhes disse:
A minha alma está profundamente triste
até a morte."
(Marcos 14:33-34)
simplesmente a cruz não passará de uma peça que integra os objetos da nossa religiosidade, algo vazio que lembra apenas a morte, nada mais.
A cruz nos aproxima de Deus porque na verdade, ela é a menor distância entre nós e o criador. O homem e Deus se encontram na cruz, graças a Jesus. Nós estamos lá por causa das nossas mazelas, nossos pecados, nossos erros, nossas chagas, carentes do amor e carinho divinos. Deus está lá por muito nos amar e por ter para cada uma das nossas limitações, o amor e a libertação em forma de perdão, ou seja, para nos dar uma vida nova.
Na cruz nossa vida se encontra com o celestial de Deus, pois a distância simplesmente não existe.
Jesus veio para nos substituir, para com sua morte nos resgatar, restaurar, fazer novo o que havia sido corrompido pelo pecado. Com a cruz, a maldição do pecado foi tirada de sobre nossas vidas, ganhamos uma nova vida e nela com total liberdade da condenação do pecado e da ferocidade do acusador.
Quando Jesus verteu sangue precioso naquela cruz, deu a cada um de nós a oportunidade de sermos curados no âmbito moral e espiritual. O erros do passado ficaram no passado e dia após dia passa a ser transformado pelo poder e amor incondicional de Deus.
Quando aceitamos a Jesus e o que Ele fez por nós, ganhamos de Deus uma página em branco onde podemos enfim escrever a história que desejamos ter daí em diante.
O passado não pode ser mudado, ficou no passado, mesmo que o inimigo insista em trazer para o presente culpas que surgiram lá atrás. O amanhã no entanto, poderá ser muito melhor se desde já entregarmos nosso coração e a direção de todo o nosso viver a Jesus.
É no hoje que se escreve a vida do amanhã.
Que a cruz possa ser uma realidade na sua vida, no seu coração e não apenas um objeto, uma jóia bonita e cara, mas sem valor algum espiritualmente.
A cruz nos une como irmãos, pois cada um de nós tem o DNA da cruz em nosso sangue.
Coloque a cruz  dentro do seu coração.
Lembre-se que é na cruz que nos encontramos com Deus!
Reflita!
Divulgue a Palavra de Deus!

Nenhum comentário: