quarta-feira, 6 de julho de 2011

ORAR, ORAR E ORAR AINDA MAIS!

Pensava sobre o tema oração e os grandes efeitos e resultados que podem ser alcançados através destes importantes momentos de comunhão.
Enquanto a leitura da Palavra de Deus nos permite ouvir o falar Dele à todos os nossos momentos e necessidades, a oração ao contrário disto é o meio que temos para falar com Ele e nos deliciarmos com sua presença.
Sem dúvida alguma, a oração é o momento máximo de demonstração do amor que temos por Deus, pois em semelhança, quando amamos alguém, temos a alegria e o prazer de estar em sua companhia, logo Deus se alegra quando nos colocamos diante Dele.
Alguém já disse que "quando a respiração cessa, cessa também a vida, e quando a oração cessa, acaba a vibração de uma vida espiritual cristã."
Nos altos e baixos da vida, caso não haja dedicação no sentido de manter nossa proximidade com Ele, circunstâncias e adversidades podem abalar a nossa comunhão com Deus.
Há quem ore e as coisas acontecem quase que de imediato, outras no entanto precisam aguardar pela resposta e pelo agir de Deus.
Para aqueles momentos em que a resposta não surge de imediato, ou no tempo que achamos necessário, muitos mergulham em um estágio de ansiedade e angústia e assim, aos poucos criam verdadeiras barreiras para que as respostas cheguem. A expectativa leva a ansiedade e esta aos poucos cancela a fé e faz vir a tona o agir do "ego" que vai procurar resolver aquilo que até tão pocuo tempo havia sido entregue nas mãos de Deus.
Deus não se atrasa, não falha, não se recusa a atender o que pedimos a Ele, o que ocorre muitas vezes é que o não descansar Nele e na certeza das soluções que Ele pode dar, nos deixa agitados e sem tempo para esperar por nada, e nesta postura procuramos agir autonomamente impedindo o agir Dele.
Se deixamos entrar no coração a dúvida quanto à resposta e providência divina, não conseguiremos raciocinar de acordo com o que o Senhor nos orienta.
A Palavra nos diz:
"pedi e dar-se-vos-á, buscai e achareis,
batei, e abrir-se-vos-á,
pois todo o que pede recebe;
o que busca encontra; e a quem bate
abrir-se-vos-á." 
Quando Jesus disse estas palavras estava assumindo um compromisso de que seria feito assim com aqueles que o buscassem.
No entanto, é preciso dizer que as coisas não acontecem no automático; embora Deus opere da forma que julgar necessária. Para tudo e para toda circunstância é fundamental que se busque a Deus e com Ele se deseje ter verdadeira comunhão.
Construir relacionamentos leva tempo, exige perseverança, exige um rever de hábitos e costumes, e uma vida com Deus também é assim, quando nos entregamos à Ele, permitimos que Ele haja de forma a nos moldar, nos melhorar, nos corrigir, nos lapidar.
Agora, muitas são as situações que podem impedir que a oração tenha os efeitos esperados, e em todas elas, se não houver sinceridade e verdade no coração, a oração não passará de um monólogo, um falar sozinho sem que Deus responda.
De nada vale dobrar joelhos e clamar a Deus por soluçõe e bençãos se o seu coração estiver repleto de amargura, mentiras, ódio, atitudes de desobediência à Deus e a Sua Palavra. Também não terá valor algum você quase que "representar" uma oração em meio às pessoas, uma postura mecânica, ensaiada, algo frio, com palavras difíceis, bonitas; se sua vida espiritual estiver totalmente falida e obscura.
É como se para todos você demonstrasse uma satidade que só existe na igreja e em meio aos irmãos, quando sai daquele ambiente e da convivência, quando sai do foco dos "amados irmãos", você simplesmente se transforma em uma outra pessoa deixando de se travestir de cristão.
Além disso tudo, ter o coração cheio de amargura faz de você uma pessoa amarga, cheio de pecado, fazendo  que você priorize o seu prazer e aquilo que mais te prende. Tudo isto leva ao surgimento de uma culpa que quase se materializa de tão grande que é. Acho que quem vive uma duplicidade de vida pode sim esbarrar na culpa quando está sozinho.
Em resumo, a oração que tem nos bastidores uma vida tão comprometida com a desobediência e pecado em várias instâncias, é quase que um mantra que se recita para ídolos, pedras, árvores, etc. Além é claro de ser um prato cheio para que o diabo surja com força para acusá-lo de todo erro diante de Deus e também na sua consciência, no espaço que é só seu.
Ao acusá-lo (a) ao ver a verdade dos fatos que você esconde sob o verniz da santidade; ele faz com que você simplesmente se cale, e talvez por vengonha dos seus atos, se afaste de Deus e vá viver a culpa que ninguém conhece, mas que você sabe muito bem o tamanho dela.
A culpa é perigosa, pois pode nos afastar de Deus e nos mergulhar ainda mais no erro, e vida que se acostuma ao erro passa a julgar normal a mentira, a prostituição, o adultério, as farsas, os subornos, os vícios, as impurezas em todos os níveis.
Portanto, com ou sem culpa, nunca devemos deixar de orar e buscar a Deus e nas mãos Dele entregar as nossas dificuldades.
Ter a consciência do erro é o primeiro passo para ter força para abandoná-lo.
"Pois eu conheço as minhas transgressões,
e o meu pecado está sempre diante de mim."
Salmo 51:3
Ser humilde ao ponto de reconhecer que os seus métodos, que seus investimentos, que sua postura até o momento só foram suficientes para aos poucos colocar a infelicidade dentro do seu coração é fundamental para receber a atenção e o socorro divino.
Quando reconhecemos nossos erros, podemos orar com o Salmista que diz:
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro
e renova dentro em  mim um espírito inabalável,
não me repulses da tua presença
nem me retires o teu Espírito Santo."
Salmo 51:10-11
Portanto, não permita que suas orações cessem ou sejam impedidas de terem respostas por causa dos seus atos.
Não se iluda! Não existe nada que esteja em oculto, Deus na Sua Onisciência, tudo vê e tudo sabe, e pode estar certo (a) que Ele conhece em profundidade o seu coração e os desejos dele.
Se você tem orado, aproveite e se delicie dos momentos de comunhão e da presença do Senhor. Não existe demora ou atraso nas respostas, o nosso tempo não é o tempo  de Deus e no momento certo Ele virá em seu socorro.
Se você não tem orado ou se cessou suas orações, volte, acerte, conserte os erros e busque a comunhão que pode transformar sua vida.
Apenas creia e ore!

Nenhum comentário: