domingo, 26 de junho de 2011

COMO ALCANÇAR O SUCESSO?

Estava pensando nesta área tão cobiçada pelas pessoas e ao mesmo tempo analisava este termo "sucesso" na vida do cristão em geral, e envolvido neste tema lembrei-me da história de sucesso de alguns personagens da Bíblia.
Sem dúvida vamos observar nos dias de hoje, com todo o avanço que ocorre na economia e nas crescentes necessidades de investimento a nível mundial, que existe uma grande preocupação com o sucesso, não apenas no âmbito corporativo, mas no pessoal também. E é claro que não dá para depois desta análise, deixar de observar a grande disparidade que existe na divisão de bens e de riquezas que existe em todas as partes do mundo, onde muitos são extremamente ricos e outros tantos, extremamente pobres e  nestes ainda podem se encontrar aqueles que vivem abaixo da linha da pobreza em condição de miséria e de vida sub humana.
Mas afinal,
o que é o sucesso para você? O que você está disposto a fazer para alcançá-lo? Até onde você vai para atingí-lo?
Muitos acreditam que o sucesso é ter fama, ter talento, ser e ter de forma a inserí-los em posições, em status e colecionarem uma conta corrente e aplicações com vários dígitos, propriedades, etc.
No entanto,
vivendo em uma política econômica que visa os "interesses próprios" e não o da coletividade, o que hoje é, o que hoje se tem ou se acumula, pode não se ter, ou mesmo não mais ser no amanhã, pois tudo isto torna-se volátil a cada dia. Não se iluda!
A base para se alcançar o sucesso está justamente em obedecer a vontade de Deus e aos princípios divinos.
Quer um exemplo?
Se formos analisar a história de vida de Abraão iremos encontrar passagens interessantes. Ele foi um homem que verdadeiramente descobriu o segredo do sucesso em todas as áreas de sua vida.
Em Gênesis 15 encontramos um Abraão que decidiu, que ousou ouvir a voz de Deus e caminhar em todo o Seu ensinamento não dando ouvidos aos comentaristas e consultores políticos e econômicos da época.
Conhecendo o coração de Abraão, Deus faz a ele promessas que simplesmente mudariam a vida dele, bastando crer e obedecer.
Eram promessas à base das Palavras de Deus, nada de pronto, nada de visível, nada paupável, nenhum esboço em um papel, uma planta, um projeto escrito em folhas ou em um manual. Tudo estava apenas na "Palavra" de Deus.
Abraão tomou posse das Palavras de Deus, das visões e sonhos divinos e deixou de lado as suas próprias visões e planos.
Quando lemos o texto encontramos Deus prometendo a Abraão bens materiais e espirituais.
No material as promessas foram dar a ele um território do tamanho do nosso Sergipe, ou seja 22.050,4 km2 o menor estado da nossa Federação. Continuando com as promessas, Deus lhe garantiu que teria uma descendência incontável, um nome que ficaria na história e que seria o Patriarca de um povo.
Na esfera espiritual, a promessa feita a Abraão foi de uma cidade  celestial.
Já parou para pensar em tudo isto? Já analisou o tamanho destas promessas?
Todas as promessas de Deus foram cumpridas na vida de Abraão!!
Talvez você, nos dias de hoje pense assim: "ah! mas o cara era Abraão, acha que Deus faria isto por mim?
Lembre-se amado (a) Deus é o mesmo ontem, hoje e o será para todo o sempre, antes de ser escolhido por Deus, Abraão era um homem comum de vida comum, logo, por que Ele não faria o mesmo por mim e por você?
Como podemos enfim tomar posse e ver as promessas de Deus se cumprindo em nossa vida e o sucesso nos envolvendo?
Em primeiro lugar precisamos ter paciência e entender que o agir é de Deus e não nosso. Deus não precisa que o ajudemos. Em Gênesis 13:12 lemos que Abraão procurava ter calma e esperou em Deus no momento certo de escolher o caminho dele, ao contrário de Ló que posteriormente acabou pagando alto preço pelo olhar da cobiça. Nem sempre o que os olhos vêm é o melhor para nossa vida.
Em segundo lugar precisamos ter em mente que somente Deus sabe o que é melhor; precisamos abrir mão das nossas visões para viver as visões e sonhos que Ele tem para nós.
Se Deus prometeu, precisamos ter fé para saber que Ele na verdade já nos deu; somente as nossas ações egoístas e apressadas poderão bloquear e inviabilizar o agir de Deus, impedindo que as promessas se cumprarm. Lembre-se que existe o tempo certo para todas as coisas.
Orar pedindo algo com o coração cheio de incerteza e dúvida é o mesmo que pedir para não receber e alcançar o fracasso.
Precisamos estar onde Deus quer que estejamos; homens de Deus vão estar com Deus no altar, não em reuniões sociais, políticas; não que Deus não esteja nestes lugares, mas Deus é o Deus do particular, é o Deus da intimidade, e momento a sós com o Senhor, só no altar.
A Palavra nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Quando temos fé acreditamos, se o amamos queremos comunhão, se queremos comunhão, oramos. A oração é o que mantém viva a intensidade e a vibração da vida espiritual cristã.
Dietrich Bonhonffer, teólogo e pastor luterano, certa vez disse: "Nossas orações sãos os meios, as ferramentas para atingirmos os alvos espirituais." Se formos pensar um pouco iremos concluir que o que mais precisamos neste processo de comunhão com Deus, processo que irá resultar em crescimento e fortalecimento espiritual é justamente substituir o medo que tem extremo poder de cancelar os efeitos da fé, pela coragem de ir, de fazer, de operar, de sir da parentela, de crer contra tudo e contra todos, somente porque Deus disse que seja feito.
A história de Abraão nos mostra aquele homem perseguindo a vitória e disposto a se colocar contra tudo e contra todos que se levantasse para impedir que as promessas de Deus se cumprisse na vida dele.
Arriscar tudo pela certeza de que Deus dará a vitória  e nos investirá no sucesso de forma ampla, pode ser traduzido por OBEDIÊNCIA A DEUS e a vontade Dele. Obediência e certeza de que se Ele prometeu, irá operar no momento certo, pois Deus não é homem para que minta.
Se você ler Gênesis 22:1-17 vai encontrar o registro de um momento tenso, momento de pensamentos, de introspecção, de angústia, etc. Teria sido desta forma se Abraão não cresse contra tudo que é descrito lá, mas ao contrário, ele se manteve firme nas promessas do Deus que jamais falha, que não se atrasa, que não mente, que não desampara. Em Deus não há contradições.
O que foi que Abraão fez no momento de abrir mão do filho que era o cumprimento de uma das promessas que Deus fizera a Ele?
Simplesmente creu!
Será que você seria capaz de abrir mão de todo o poder, de toda a sua fama, de todas conquistas e posições para ouvir e crer na voz de Deus, sabendo que Ele tem o melhor para a sua vida e que talvez nada disto seja verdadeiramente o melhor para você?
O sucesso na vida é importante e a luta pelas conquistas, se honesta, digna e de acordo com os ensinamentos divinos, sem dúvida alguma, são maravilhosas. Mas é fundamental que você tenha em mente que a paixão por todo o sucesso deve sempre estar cativo e sob o domínio pela paixão de obedecer à Deus e a Ele somente. Para Ele, você vivendo em comunhão já faz de você uma pessoa de sucesso, um grande vencedor.
O grande pregador Billy Graham certo dia diz disse: "Há apenas uma paixão capaz de controlar as outras: a paixão de conhecer e obedecer a Deus."
Procure investir nos trabalhos da Igreja, não caia na cilada onde tantos dizem por aí que dar o dízimo ou ofertar na Igreja faz de você um otário e das Igrejas, os espertos.
Deus não precisa do seu dinheiro, mas os trabalhos de levar a Palavra Dele, sim. Quando você dizima ou oferta, é o mesmo que estar dizendo em obediência: O Senhor tem me dado, tem me feito prosperar, quero que os trabalhos cresçam e prosperem para que mais e mais vidas possam ser alcançadas, libertas, e uma vez prosperando, possam também fazer como eu tenho feito.
Não faça como o insensato que pede, recebe, e ao ver que tem, vira as costas e não mais se lembra  Daquele que o abençoou, tal como podemos ler em Lucas 17:11-18.
Como cristãos, se observarmos os princípios acima, princípios de Deus e não de homens, poderemos alcançar bençãos incontáveis, tal como Abraão alcançou. E você pode estar certo (a) que sua vida será amplamente bem sucedida, ou bem aventurada por Deus.
Você em obediência, não mais precisará perder noites de sono preocupado em como vai fechar a bolsa de Tókyo, ou o pregão de outros países, Deus estará no controle de tudo.
Pense nisto, opere mudanças, opte por ser apaixonado, por conhecer, caminhar em comunhão e obedecer a Deus em todos os momentos. O sucesso depende apenas de você!
As promessas de Deus nunca falham!

Nenhum comentário: