segunda-feira, 20 de junho de 2011

SONDA-ME Ó DEUS!

Vivemos a era da crescente tecnologia e nela cada vez mais nos deliciamos com o conforto e as grandes facilidades bem ao alcance das nossas mãos.
A capacidade intelectual do homem é tão grande que muitos daqueles ousados projetos do século XX, saíram do papel e hoje incorporam a lista de conforto que temos no nosso dia a dia.
Alguns daqueles sonhos científicos tão comentados e assistidos nas telas do cinema  nos anos 70 e 80, ainda não sairam do papel. Dizia-se naquela época que quando chegasse o ano 2000 os carros iriam voar, os robôs andaríam pelas ruas,etc. Estas ficções "ainda" não foram concretizadas. Mas certamente ainda serão.
Tecnologia, como é bom tê-la em nossa vida!
É altamene perigosa a capacidade intectual que se alicerça na ilusória capacidade de auto-existência e suficiência, pois isto facilmente dá a sensação de ser gerador, produtor, criador de algo, o que em resumo o qualifica como um "deus". Logo, onde existe outros "deuses", Deus se retira, pois a glória humana não está nos planos Dele. Somente a Jesus toda honra glória e louvor.
Mesmo com toda a trajetória da humanidade, chega a ser absurdo se presenciar o surgimento de tantas neuroses.
O crescimento das evolução é proporcional ao crescimento da solidão, da angústia e do desassossego da alma. Os conflitos surgem porque uma vez descobertos, conquistados ou desbravadas uma determinada área, muitos vivem uma  fugaz alegria que logo dá lugar a um vazio irresolvível e inexplicável.
Pode-se até ganhar dinheiro, prestígio, fama e sucesso, mas sempre estarão sentindo este vazio corroer toda aquela alma criada tecnologicamente.
Mas não são apenas muitos dos criadores e inventores que vivem dramas como estes, muitos daqueles que consomem de toda a tecnologia criada por eles também enfrentam o mesmo vazio e angústia em suas vidas.
É como se conseguissem adquirir todo o conforto oferecido e ainda lhes faltasse algo.
A solidão, penso ser o grande fator em toda esta sintomatologia da angústia.
Com o advento da rede mundial de computador, o mundo foi literalmente trazido para dentro de nossas casas e as distâncias se encurtaram absurdamente.
Se por um lado a internet nos trouxe facilidades que antes não tínhamos, por outro tem sido motivo de grande prisão para muitos, pois a todo o momento e em todo o lugar do planeta existe alguém que por medo, trauma, auto preconceito,etc. assumindo identidades que não são a deles próprias, construíndo para si um mundo de fantasias onde são perfeitos fisicamente, extremamente cultos, abastardos e imensurávelmetne populares. O que muitas vezes foge da realidade que vivem, pois mergulhados em grande timidez, seguem contidos e vivem com a sensação de serem excluídos da sociedade como um todo.
Atrás da tela do computador podem ser o que desejarem ser e sem perceberem tem suas identidades trocadas e suas personalidades violentadas, vivendo nas vestes de um personagem que criaram e que julgam ser muito melhor do que elas próprias. No entanto, sem perceberem, o personagem vai tomando conta ao ponto de não mais saber quem realmente é.
É comum ver que nas redes sociais, pessoas estão vivendo verdadeiros namoros virtuais, experiências sexuais onde se apresentam sendo super poderosos, etc. São transformações que no mundo de fantasia, ou seja no mundo de mentira, através da tela do computador pordem se confundir com realidade. Travestir-se com uma aprência que não têm, fugindo do contato real do ser humano para algo imaginário.
Hoje em dia estamos vendo aumentar cada vez mais a quantidade de pessoas que infelizes e angustiadas procuram ajuda nos gabinetes Pastorais ou nos consultórios dos Psicanalistas.
São problemas dos mais variados e talvez você que está lendo esta mensagem, em algum momento poderá se identificar com algum deles.
Vazio, medo, angústia, tristeza, desespero, fobias em todos os níveis, inclusive a social, falta de sentido a existência, etc. Sem dúvida são muitos os problemas relatados. O que pode se dizer é que as pessoas chegam realmente machucadas.
Uma análise tem como objetivo trazer à luz da consciência, àqueles sentimentos obscuros que tanto trava, acorrenta e aprisiona a tantos.
A introspecção por si só, sem a orientação, sem ajuda, sem o acompanhamento de um profissional pode ser altamente destrutivo, pois tudo se interliga, fatos presentes podem ter vários segmentos, várias conexões no passado que se não forem, total e amplamente desvendados poderão levar a uma equivocada conclusão de si mesmo e a uma consequente postura errada que venha a se tomar.
Somente Deus como sendo o maior de todos os Psicanalistas pode dar rumo e sentido a absolutamente a tudo que vivemos.
As respostas que não temos, Ele tem!
Não interessa o como a psicanálise divide o psiquismo humano, ID, Ego, Superego, não importa; o que interessa mesmo é o agir de Deus de forma a dar sentido, trazer à luz, restaurar, renovar a alma de cada um de nós.
Quando lemos na Palavra de Deus o Salmo 139:23-14 encontramos os primeiros passos para uma verdadeira transformação:
"Sonda-me ó Deus e conheces o meu coração
Prova-me e conhece os meus pensamentos,
vê se há em mim algum caminho mal
e guia-me pelo caminho eterno."
O texto é claro, quando nos despimos da nossa auto-suficiência, quando abandonamos as vestes de "deus" da nossa própria vida e nos permitimos deitar no divã divino e a Ele pedimos "sonda-me ó Deus..", Ele simplesmente começa a escanear o nosso coração para nos levar a ver e a entender os motivos  que nos levou a ser e estar como somos e estamos.
Deus em sua Onisciência conhece nossos traumas, nossas dificuldades, nossas carências, nossas limitações de forma complexa. Ele nos enxerga desde o ventre materno e aqui na terra conhece todos os nossos dias. Ele sabe da nossa história do passado e a que estamos por viver.
Como disse, o auto-conhecimento isolado pode ser destrutivo, pois quando puxamos à lembrança os muitos erros e pecados que cometemos, podemos ver pela acusação e opressão do inimigo,  nossa imagem transfigurada, deformada por tanto egoísmo e erros vividos.
Antes de querer entender é fundamental pedir que Deus nos transforme, que nos cure, que limpe e sare nossas feridas, que opere milagre em uma vida que é absolutamente carente do perdão e do carinho divino.
Não somos "deuses", nao temos o poder suficiente para tratarmos de nós mesmos, não é como trocar um chip, um substituir um nano componente. É mais complexos que toda equação matemática e física.
Somos carentes do agir divino em nossas vidas.
Quando pedimos a Deus:sonda-me Senhor, conhece o meu coração" é o mesmo que expor, desnudar a nossa alma (como se precisasse), é um abrir dos baús lacrados, é um tornar visível aqueles arquivos ocultos que temos no computador, é dar carta branca para que Ele entre e jogue fora toda a podridão que amealhamos e acumulamos ao longo de toda prepotência de nossa vida.
Deus vai agir! Ele vai atuar nas emoções dando a elas um sentido novo, vai transformar seus pensamentos fazendo de você um sábio, vai ajudá-lo a ter uma postura e comportamento que nunca mais permitrá o seu retorno a uma vida vazia e sem sentido.
Em resumo, com tecnologia ou não, Deus quer fazer morada em sua vida lhe permitindo ser curado, sarado, liberto para a vida eterna com Ele.
Com Deus no centro de nossas vidas, o nosso ego dá lugar ao agir divino e é este agir que fará que toda a tecnologia do saber humano, possa existir apenas para o nosso conforto, sem o  poder de transfigurar, deformar, ou mesmo aprisionar a nossa alma nos dando identidades que não são as nossas.
Se você vive algo do que foi escrito aqui, ore com o Salmista:
"Sonda-me ó Deus
e conheces o meu coração, prova-me...
Minha oração por sua vida é pela sua libertação.
Um abraço

Nenhum comentário: