sexta-feira, 29 de julho de 2011

PALAVRA, A SUA É CONFIÁVEL?

Qual o valor da palavra para você?
Não digo palavra quando "Palavra de Deus", mas sim a palavra que usamos para nos comunicar no dia a dia.
Quando conversamos com alguém, rapidamente conseguimos avaliar o nível de conteúdo e de cultura que tal pessoa apresenta e isto é uma avaliação quase que involuntária.
Ao longo de nossas vidas passamos por fases e em cada uma delas, em cada ciclo, desenvolvemos uma maior e melhor capacidade de assimilação e aprendizado. É lógico que crescimento cultural está diretamente ligado a uma política cultural-sócio-econômico do país em questão. Existem países que investem na formação cultural de seu povo, outros nem tanto, pois mesmo com toda facilidade de acesso a cultura e boas condições de aprendizado que muitos proporcionam, de certa forma, entre os povos existem muitos que são desrespeitados por suas constituições e leis que teoricamente declaram que todos são iguais e tem direitos iguais perante a lei, no entanto...
A palavra tem poder de deixar transparente os pensamentos e convicções de cada um, no entanto, entre todos os ajustes que são feitos às palavras e pensamentos, existem aqueles que são fundamentais a partir do momento que a pessoa aceia a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.
Assim como precisa haver mudanças com o novo nascimento e isto digo de forma em geral, postura, nos hábitos e costumes, nas atitudes, ações e reações; também é fundamental que ocorra mudanças a nível do que se fala e do como se fala em todas as circustâncias.
A palavra na vida do cristão tem importância imensurável, haja vista que transmitem testemunhos e atraem para si os holofotes do mundo todo.  Por conta de tudo que pregamos e defendemos, somos muito mais observados e cobrados que os  não cristãos. Observam procurando e esperando uma declaração que crie conclusões avessas ao que declaramos.
De nada vale no meio cristão usarmos de belas e sensíveis palavras, palavras inspiradoras e de bençãos se de longe do ambiente e da convivência com os irmãos usarmos os chamados palavrões, ofensas, palavras de intolerância, palavras de censura como se fôssemos juízes da vida alheia. Palavras proferidas tem poder de matar alguém tanto quanto o projétil de arma de fogo.
Se somos cristãos precisamos ser e fazer a diferença no mundo. Precisamos tomar posição baseada em toda prudência e sensatez que a "Palavra de Deus" nos ensina a ter.
Quando lemos Mateus 5:37 lemos o verso que deve nortear o nosso comportamento como cristãos. Veja:
"seja, porém, a tua palavra:
sim, sim; não, não.
O que passar, vem do maligno."
O que passa disto dá brecha para uma postura de julgamento e censura que muitas vezes foge do que Deus deseja para aquela situação.
Portanto, não podemos ficar em cima do muro, pois em Cristo Jesus temos o status de sermos livres. Não precisamos fazer conchavos ou  lobby políticos, o que deve existir de forma clara e transparente em nossa vida é a vontade soberana de Deus.
Quando lemos Tiago concluímos que nossas ações nunca devem ser definitivas com base nas nossas próprias opiniões, pois a vontade de Deus é a que deve ser em tudo prioritária. Enquanto com nossas palavras declaramos metas, alvos e valores a serem atingidos, Deus pode ter outros planos e nos mostrar que os métodos e planos Dele são sempre muito maiores e melhores que aqueles que temos fixado para nós mesmos.
Tiago 1:16-27 nos deixa claro que a nova vida nos ensina a ser e agir como cristãos que somos:
"Sabeis estas coisas, meus amados irmãos;
todo homem, pois, seja pronto para
ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus."
Sem dúvida alguma, a palavra tem grande poder, ela pode levantar uma pessoa abatida e desanimada, mas também pode causar grande destruição na vida de alguém levando-a um estágio de estrago imensurável. Muitos carregam mágoas e traumas por causa de palavras que foram jogadas.
Como precisamos ser diferentes e como é fundamental sermos o sal, nossa palavra precisa falar de amor, demonstrar paz, mansidão, orientação sábia, ou seja, ser a palavra que leva  a Palavra de Deus a toda a criatura.
Quando lemos a Bíblia encontramos diversas passagens que mostram o falar de Deus ao  Seu povo. A comunicação é tudo, o transmitir é importantíssimo, mesmo que o resultado não seja satisfatório e o povo de Israel sabe muito bem disto, uma vez que muito ouviu e em muitas vezes pouco obedeceu a Palavra que Deus havia dado a eles por intermédio dos Profetas, conclusão não foram satisfatórios os resultados.
É com a palavra que confessamos nossos pecados, nosso erros, pedimos perdão, clamamos por ajuda e socorro. E o mais importante de todas as palavras é aquela que proferimos quando confessamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. Logo, nossa palavra precisa ter valor e ser respeitada por todos e em todos os lugares.
Sem buscar em Deus a sabedoria que nos insere na sensatez e na prudência em todos os nossos atos, nossas palavras tornam-se vazias ou meras repetições sem conteúdo. Precisamos colocar freios, nossos lábios precisam das palavras que inundam o nosso coração, se este é morada do Espírito Santo, então está tudo certo!
"pois quem quer amar a vida
e ver dias felizes, refreia sua língua do mal
e evite que seus lábios falem dolosamente." (1 Pedro 3:10)

"A língua serena é árvore de vida,
mas a perversa,
quebranta o espírito." (Provérbios 15:4)

"o que guarda a sua boca e a sua língua,
guarda a sua alma das angústias." (provérbios 21:23)

"se alguém supõe ser religioso,
deixando de frear a língua, antes,
enganando o próprio coração,
a sua religião é vã." (Tiago 1:26)

"As vossas palavras foram duras
demais para mim,
diz o Senhor." (Malaquias 3:13)

De posse de todo este conhecimento fica claro que precisamos cuidar das nossas palavras e das coisas que falamos, pois as palavras tem valor inestimável de crédito, se nossa postura não for correta, teremos porventura  algum crédito? Seremos dignos de confiança?
Nossas palavras precisam transmitir tudo aquilo que temos em nosso coração. Se buscarmos em Deus tudo o que precisamos, conseguiremos controlar nossas emoções e reações o que nos permitirá colher em mansidão e paz, nossa alma não ficará em sofrimento. Teremos firmeza, coerência, prudência e a todos seremos referência em uma opinião que terá grande peso.
A palavra que deve mudar nossa vida é a palavra que salva, que abençoa, que liberta do pecado, que restaura os corações. Lembre-se que a fé vem de ouvir a Palavra de Deus.
Reflita, opere mudanças se for preciso, cultive o hábito de ter em sua boca palavras de bençãos.
Não sei de onde você está lendo esta mensagem, tenho acompanhado muitos acessos não só no Brasil mas, nos Estados Unidos, Rússia, França e outros países, o que muito me deixa feliz, pois a palavra que leva a Palavra de Deus está alcançando o mundo. Peço que me ajude a divulgar este blog para que mais e mais vidas possam ser alcançadas. O objetivo é apenas este.
Esteja onde você estiver, a sua palavra precisa ser a voz que leva a esperança a todos que te cercam, mesmo que o seu sistema político seja fechado, Deus te mostrará como ser sal, como ser a voz que leva a esperança que é Jesus a todos que te cercam.
Que Deus te abençoe e obrigado por estar conosco.


Nenhum comentário: