sábado, 6 de agosto de 2011

O MUNDO EM SOFRIMENTO


Em meio a tantas notícias, tantas manchetes que são apresentadas quase que diariamente, fatos envolvendo a natureza, o homem, a sociedade em diversas partes do mundo, é impossível não ficar triste ou mesmo abalado com tudo que presenciamos.
Hoje vivemos o momento da crise no setor econômico, uma crise que tem afetado o mundo todo, até mesmo as grandes potencias econômicas que por viverem grandes investimentos, convivem com problemas do tamanho da crise. Direta ou indiretamente a mesma crise que atinge os investidores nas bolsas, também afeta a cada um de nós.
Além da crise no mercado financeiro, ou seja, no mercado que determina os rumos da vida das nações, também assistimos a atentados terroristas, mortes absurdas em "defesa  da paz", "da religião"; miséria em vários países, revoltas, protestos, fome, epidemias geradas pela ambição humana, e tantos outros fatos.
As bolsas sobem e desçem alguns pontos percentuais, bilionários perdem alguns bilhões ou deixam de ganhá-los e a sociedade sofre pelo simples ato de egoísmo e ganância de alguns.
O que assistimos no dia a dia vem da consequência do pecado e da queda que o homem sofreu lá no eden; uma queda tão terrível que transformou o mundo que era perfeito neste amontoado de imperfeições que hoje vivemos e sofremos em forma de violência e de injustiça.
Da queda no éden à queda nas bolsas de valores no nosso mundo atual, é possível ver a humanidade que herdou o pecado e as consequências dele de Adão e Eva, escrevendo nossa história de forma descontrolada e desorientada e o que é pior, sem perceberem.
O que assistimos?
Absurdas guerras, conflitos, protestos por coisas óbvias, demonstração de falta de amor, de verdadeira compaixão, de alegria. Vemos explorações e a vida sendo exposta ao controle de idéias e ideais vazios que têm grande poder de enriquecer alguns enquanto a maioria sofre.
Existem lugares no mundo onde alguns luntam contra outros pela conquista do poder e entre eles, a população sofre porque nenhuma das partes do conflito permite que o alimento, o socorro, a assistência médica e humanitária possa chegar até eles. E ainda falam em direitos humanos... É bem como aqueles desenhos animados onde os personagens se escondem por trás de uma parede  um em frente ao outro e ficam atirando simultaneamente em uma eterna guerra.
Em meio a tudo isto estamos nós; esta sociedade que segue refém do sistema, do querer de alguns e da ganância de tantos. Afinal, o mundo está repleto de Cesares.
Diante de um quadro como este, talvez você se pergunte: "Onde está Deus?" "Como crer em Deus diante de fatos tão tristes como estes que presenciamos e muitas vezes sofremos?"
Sei que é difícil e também imagino que muitos chegam a se voltar contra Deus e a viver em revolta contra o Criador, culpando-o por tudo que acontece.
Se formos analisar apenas os fatos  que nos envolve e não puxarmos  toda a história desde o início, Deus terá mesmo esta aparência de descaso, de abandono e de falta de amor por nós. Mas não é assim, a história é mais complexa, vejamos!
Deus não sonhou, não idealizou e por consequência não fez o mundo da forma que temos hoje. Deus fez o mundo perfeito! O homem com sua desobediência o tornou imperfeito, o danificou, o quebrou, o violentou deixando-o da forma que é hoje.
A queda no Éden nos mergulhou em consequências terríveis; a terra passou a produzir espinhos,  a natureza sofreu abalos terríveis sofrendo grandes desordens, a morte física chegou, o  homem foi obrigado a sair da presença de Deus e Dele passou a ter medo e a sentir-se envergonhado por uma nudez que até então não existia.
O que antes o homem tinha ao alcance das mãos precisou com as mesmas mãos, agora com bolhas e calos, lavrar a terra que tornara-se árida se quisesse ter o que comer.
Com a queda, a morte física também trouxe a morte espiritual, o distanciamento de Deus, a sensação de não ter mais a companhia de Deus para aquelas caminhadas na viração do dia. Doces caminhadas! Quando o homem e a mulher foram expulsos do paraíso, penso que talvez, nas tais virações do dia  ainda deviam se lembrar dos momentos maravilhosos que tinham com Deus quando caminhavam juntos no Édem.
A queda nos deformou, nos transfigurou, deixou-nos à imagem e a semelhança  da nossa desobediência, do nosso egoísmo.
Do Édem para cá temos um espaço de milênios, mas as consequências ainda estão vivas e corroendo como ferrugem.
Passamos por guerras, passamos por extermínios, muitos perderam a vida em campos de concentração, passamos por ditaduras e pelas mãos ensanguentadas de ditadores e tiranos. Assistimos conquistas nas ciências, o homem foi e tem ído ao espaço em investimentos de trilhões e trilhoes de dólares; mas também temos em contrapartida assistido misérias, fome, epidemias terríveis que têm assolado vidas no mundo todo, epidemias como a aids que diariamente tem colocado ponto final a vida de tantos.
Nossa vida mudou. Temos presenciado melhoras em todas as áreas, mas muitas vezes, o preço que temos pago por tudo isto também tem sido elevado.  Muitos jovens tem sido aprisionados às drogas; drogas que cada vez tem um maior poder de viciar, de destruir aos que são aprisionados por elas.
Recentemente o mundo assistiu com tristeza a morte da cantora Amy  Winehouse, por suposta consequência  das drogas, uma jovem com grande talento, tão nova, que  acabou sendo vencida por valores que não tiveram poder de dar-lhe a paz.
Vivemos o reinado do consumismo onde o ter parece muito mais importante que o ser algo de forma digna e de moral.
A mídia quase que determina a postura e a moda que nossos jovens e a sociedade como um todo deve assumir, ditando que a tendência que faz ter status é beber e fumar mais ou que o grande barato é experimentar a maconha, o êxtase ou  mesmo injetar nas veias aquilo que vá dar a sensação de ser mais homem ou mais mulher que a média.
A natureza está abalada, nunca assistimos tantos terremotos, tsunamis, vulcões em erupção, enchentes por excesso de chuvas ou seca acima do normal.
Não podemos diante de tudo isto, achar que os fatos que vivemos não tem explicação bíblica. Volto a dizer, o mundo que hoje conhecemos, não foi o mundo que Deus sonhou e criou para nós. A queda lá no Éden nos trouxe a este momento que vivemos.
A queda afastou o homem de Deus e o homem passou a ser o autor de sua própria história. Afinal o que plantamos, colhemos.
A Esperança?
No momento da queda, mesmo vendo e sofrendo com a desobediência do homem, ainda no Éden Ele nos preparou o Salvador. Jesus é a esperança para nossas vidas!  Enquanto muitos esperam pelos resultados das bolsas que tem efeito sempre volátil, nós devemos esperar no Senhor que é a Salvação da nossa vida.
Enquanto a queda criou um profundo abismo que afastou o homem de Deus, a consciência do erro, do pecado, da desobediência e o arrependimento tem o poder maior de aproximar o homem de Deus através de Jesus Cristo. Basta para isto que ele queira.
Renunciar ao egoísmo é o primeiro passo, pois no auge da prepotência o homem deseja anular o agir de Deus, o que o impede de ter uma vida de comunhão com Ele. Somente Jesus pode resgatar o homem do vazio e da destruição.
Apocalipse 1:7-8 diz que Jesus vai voltar, veja:
"Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá,
até quantos o traspassaram.
E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.
Certamente. Amém!
Eu sou o alfa e ômega, diz o Senhor Deus,
aquele que é, que era e que há de vir,
o todo poderoso."
Sendo assim, as bolsas vão subir, vão cair, as crises vão surgir e serão resolvidas, guerras e conflitos serão deflagradas, vidas serão perdidas em confrontos, mas muitas vidas irão surgir, irão nascer de momentos de amor, enfim, a vida vai seguir seu rumo. Mas vida plena, paz verdadeira e duradora e verdadeira liberdade, somente são possíveis com Jesus. Apenas com Ele.
Você não precisa esperar pela vinda de Jesus para desfrutar de maravilhas mesmo em meio a todo este caos, para isto, basta que no hoje você aceite e entregue o seu coração e a direção do seu viver para o Senhor que passa a ser o salvador de sua vida. Portanto desde já você pode ser diferente em meio a multidão que o cerca.
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo;
e esta é a vitória que vence o mundo:
a nossa fé.
Quem é o que vence o mundo, senão
aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?"
Enquanto muitos crêm no poder dos homens, creia no Deus que te ama e pode ainda hoje te colocar em um estágio de paraíso aqui na terra. Mesmo que o mundo desabe ao seu redor!
Pense, decida por Jesus!


Nenhum comentário: