terça-feira, 25 de outubro de 2011

BULLYING, UMA AMEAÇA A VIDA!

Com certa frequência assistimos a notícias envolvendo esta prática diabólica que tem envolvido a muitos em várias partes do mundo. Na maioria das vezes são relatos fortes, tristes e até absurdos do que vem ocorrendo por aí. Quando as notícias chegam, geralmente vêm em forma de tragédia onde alguém sob forte pressão, não conseguiu conter suas reações e explodiu, atirando em várias pessoas ao mesmo tempo, amigos ou mesmo estranhos, causando muitas mortes.
Não é possível ver este fato delicadíssimo apenas como um "incidente" ocorrido aqui ou ali, este é um fenômeno que tem se instalado de forma assustadora e pelo que se percebe, as autoridades no mundo todo não estão dando o real valor a seriedade dos fatos.
Não penso que as ocorrências devem ser analisados isoladamente, pois de uma forma ou de outra, tem sido muito parecido a maneira que algumas pessoas expressam a enorme mágoa que acumulam em seus corações as vezes por anos, sem que alguém saiba ou perceba.
O Bullying surge quando alguém ou mesmo um grupo sai dos padrões estabelecidos por alguém ou uma turma que se sente mais forte e superior que os outros. Em ações deste tipo encontramos ameaças de todo o tipo, zombaria, desprezo, humilhação e muitas outras. Em alguns momentos é pelo fato de alguém ser "gordinho", em outros por ser "magricelo", não usando o termo magérrimo, em outras por usar óculos devido miopia, etc etc.
Se formos procurar este termo na Bíblia não iremos encontrar, mas como sempre e sobre todos os temas e assuntos, a Palavra de Deus sempre tem algo a dizer, e no caso, relatou os transtornos sofridos por aqueles que eram e são perseguidos, humilhados, que passavam e passam por ofensas e maus tratos.
Não pense você que o Bullying fica restrito apenas ao ambiente das escolas ou trabalho, pode sim ocorrer em todos os lugares, até mesmo nas igrejas, caso um grupo se sinta mais espiritual que os outros, mais "salvos" que os outros, etc.
Quando pensamos biblicamente precisamos encarar o problema como um fato social, pois é visível, em uma ocorrência de Bullying o envolvimento de pelo menos três grupos.
Em primeiro lugar vamos encontrar aquela pessoa ou aquele grupo que desajustado socialmente, pratica o Bullying como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Este grupo responde ativamente por ameaças, discriminações e atos violentos. Como as notícias sempre envolvem o ambiente escolar, os principais envolvidos são as crianças e adolescentes que não recebidos, não aceitos no meio onde estão, são severamente perseguidos pelo grupo dos que praticam o Bullying.
Os integrandes deste grupo são pessoas desajustadas, vivem no engano de uma educação mal transmitida, defendem valores herdados de maus exemplos ou mesmo sofrem a influência de uma mídia, que através de jogos, filmes e até "desenhos animados", se sentem confortáveis por praticarem todas as agressões contra outros, isto devido a toda influência sofrida que direta ou indiretamente estimulam atitudes de posturas como estas.
O grupo que pratica o Bullying também é visto nos ambientes de trabalho e isto no chamado mundo dos adultos, onde alguns são tão perseguidos por "colegas" e chefes que chegamn a ser improdutivos e não conseguem ascender no meio profissional que estão.
Na verdade, o grupo dos praticantes são extremamente carentes do amor de Deus, de uma orientação, de ouvirem falar de Jesus que pregou a paz, o amor e sobre tudo o amor ao próximo como a ti mesmo. Se eles conhecessem a história de Jesus iriam constatar que Ele nunca pegou em armas, nunca ostentou riquezas, nunca fez lobe político, nunca teve um exército armado do seu lado; no entanto, somente com a palavra de amor Ele fez e faz muito mais que qualquer outro homem na história da humanidade. Sem violência!
Associado ao grupo dos praticantes do Bullying que quase pode ser configurado como um "bando", encontramos o objeto de todas as ameaças, de toda a discriminação, de todas as humilhações e ofensas, ou seja AS VÍTIMAS DO BULLYING.
As vítimas do Bullying que geralmente sofrem caladas, ou por medo de delatar as agressões e serem ainda mais castigados, ou por vergonha das pessoas e familiares, que na maioria das vezes nem mesmo imaginam o que lhes acontecem.
As vítimas do Bullying crescem e se desenvolvem acumulando ódio e mágoa no coração, não conseguem ver a Deus como "solução" de seus problemas, pois como crer em um Deus que permite toda a humilhação que sofrem? Consequência disto? Surgimento de jovens desajustados socialmente, facilidades para envolvimento com o sub mundo das drogas, dos crimes, da prostituição, etc. Jovens, vítimas do bullying, vez ou outra figuram nas manchetes dos jornais por terem cometido grave crime matando várias pessoas ao mesmo tempo, colegas, professores, amigos, pais, ou ainda cometendo suicídio, etc.
Quando a tragédia se instala, querendo dar uma explicação, os estudiosos geralmente associam o ocorrido ao uso de drogas, bebidas, possessão demoníaca, etc. Esquecem que tal como uma bomba pronta para explodir, mágoa, humilhação, perseguição, ofensas, agressões, etc. Um dia irá explodir, um dia irá vir a tona e geralmente em forma de tragédia.
Quando adulto, muitas da vítimas do Bullying tornam-se pessoas infelizes, inseguras, impotentes sexualmente, profissionalmente, socialmente. Isolam-se por terem passado a vida toda julgando a si mesmos como um nada.
Ao analizarmos o quadro do Bullying, na ocorrência de toda a violência não apenas física, mas psicológica também, vamos encontrar um terceiro grupo, aqueles que se colocam como expectadores de toda a violência, de toda a humilhação e desprezo, de todo o assédio, de toda a difamação, e simplesmente nada fazem além de acharem graça, além de rirem, além de se divertirem com o sofrimento de alguém.
Isto assusta!
De uma forma em geral, a sociedade como um todo, muitas vezes também tem se colocado como expectadores, assistem e se comovem com a dor, é verdade, mas nada fazem para evitar que aquilo continue, para que a tragédia se instale. A impressão que tenho é que nunca se acredita que o pior pode acontecer, até que acontece. Pressão psicológica é simplesmente terrível na vida de qualquer um.
É comum ocorrer grande comoção quando algo acontece. Nas tragédias encontramos aqueles que cometeram o crime, aqueles que perderam suas vidas, aquelas famílias enlutadas que choram seus mortos, algumas até alimentando sede de vingança, mas anteriormente e previamente, ninguém preocupou-se com os sinais que eram dados, os indicativos que o pior aconteceria.
Tragédia instalada, forma-se mesas redondas, Psicólogos e especialistas em seguranças são ouvidos, o governo é acionado para investir mais verbas na área de segurança e educação(temas que geralmente são usados como plataformas eleitoreiras), mas... o tempo passa e as notícias ficam esquecidas rapidamente. É como se diz, as notícias do jornal de hoje estarão no lixo amanhã.
Afinal, qual a solução para o Bullying?
Para os praticantes, conhecer a Jesus! O vazio gerado por uma formação e uma criação sem Deus, deu lugar para que seus corações se enchessem de amargura, violência, sensação de superioridade levando-os a se acharem melhores e maiores que os outros. A ausência de Deus em suas vidas tem gerado muitos "Adolf Hitler" diariamente nas ruas do mundo.
Se as famílias destas pessoas não buscarem a Deus, se Jesus não for o Senhor absoluto de suas vidas, se Pai e Mãe não levarem seus filhos diante do Senhor, uma grande geração de perdidos e desajustados estará sendo construída.
Sem dúvida alguma é da natureza do homem o se corromper e isto se deve ao pecado e a toda influência de engano que o "deus" deste mundo dissimina dia após dia.
Se uma família não der a direção de sua existência a Jesus, fatalmente estará dando ao inimigo que entre muitas armas de destruição, usa também o Bullying que tira da mente do jovem o foco em Deus, transferindo-o para um foco no seu próprio "ego", na violência e prepotência.
A sociedade é feita por quem? Por famílias! Logo, se a família se desfacela, fatalmente a sociedade irá caminhar para um caos sem fim, um abismo de corrupção, de tolerância com erros, abismo de humilhações perseguições e violência impostas por alguns, como se fosse normal.
O que Jesus ensionou parece que não foi ensinado ao grupo dos praticantes do Bullying, ou seja " AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO".
Agora, o grupo das vítimas do Bullyimg, formado por pessoas de baixíssimo nível de auto estima. tal como o grupo dos praticantes, também acumulam ódio no coração, um ódio que dia após dia é acumulado em forma de vingança. São pessoas tristes e sem forças para alcançarem conquistas e realizações em qualquer segmentos de suas vidas. Para estas também encontramos resposta na Palavra de Deus, vejamos:

"Vinde a mim, todos os que estais
cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração;
e achareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-29)


Aquele que sofre de Bullying vive a angústia da rejeição, do isolamento e do abandono social. Ao contrário de tudo isto, Jesus lança o desafio de ter coragem de reagir, de ir até Ele, de conhecê-lo, de entregar o coração para ser transformado, restaurado, cheio da paz que excede todo entendimento.
Quem sofre de Bullying é extremamente carente de Deus.
Já o grupo dos expectadores, penso que este é tão ruím quanto aquele que pratica o Bullying. São coniventes e vivem em constante estado de omissão ou cumplicidade. Sim! São cúmplices de toda a tragédia que se instala na vida daqueles que são mal tratados e perseguidos. Cometem o crime, pois podemos classificar como um, juntamente com os que diretamente praticam o ato.
Os que ríem da tragédia de outros e muitas vezes incentivam a ocorrência de todos maus tratos; nos faz lembrar daqueles que incentivaram a crucifixação de Jesus, aqueles que o castigaram, que o perseguiram, que o humilharam, que o açoitaram levando-o a exaustão antes da morte na cruz.
Aqueles, semelhantes a estes, integravam o grupo dos expectadores daquele Bullying que dizia que Jesus deveria morrer por não pensar e agir como eles pensavam e agíam.
Hoje ainda encontramos os integrantes daquele grupo, eles continuam perseguindo a Jesus, só que agora, o alvo das perseguições são as Igrejas espalhadas pelo mundo todo. Perseguem a Igreja de Crsito, matam os cristãos, somente porque "amamos a Jesus".
Se o grupo dos expectadores fosse orientado sobre o amor de Deus, se permitissem que Jesus entrasse e fizesse morada em seus corações, teríamos pessoas que ao contrário de incentivar a violência, levariam a Palavra que liberta, o amor que preenche o vazio, a razão para que a vida dos agressores e agredidos pudesse ser feliz pela presença do Senhor Jesus em suas vidas.
Agressor, vítima ou expectdor do Bullying estão carentes do amor de Deus, carentes de ouvir a Palavra que transforma, que renova, que dá sentido a vida.
O fim do Bullying está não apenas nas mãos do estado com políticas de segurança e educação, mas também nas mãos das famílias que são "os alicerces da sociedade", tal como nos diz a Palavra "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam"(Salmo 127).
A responsabilidade também pode ser dividida com as Igrejas que levando a palvra de Deus, toma posição contra os sinais de Bullying onde quer que esteja ocorrendo, pois a Palavra de Deus quando é levada, jamais retorna vazia. Deus amou o mundo todo de tal maneira que deu o Seu filho em prol da vida.
Ao lermos Efésios 4:22-24 entendemos o poder transformador que ocorre quando verdadeiramente nos entregamos ao Senhor. O passado e as atitudes do passado precisam ficar esquecidas no passado, pois uma nova vida surge quando buscamos a Deus.

"no sentido de que, quanto ao trato passado,
vos despojeis do velho homem, que se corrompe, segundo as concuspicências do engano,
e vos renoveis do espírito do vosso entendimento,
e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus,
em Justiça e retidão procedente da verdade."


A Palavra de Deus, o amor e a comunhão com Jesus é a solução para o fim do Bullying. O que a sociedade não faz, Jesus faz! Somente Ele é o caminho a verdade e a vida.
Transforme sua vida e seus conceitos, faça sua parte, leve a Palavra e ajude a acabar com um dos maus do século.

Nenhum comentário: