quarta-feira, 1 de julho de 2009

A BUSCA DA PRODUTIVIDADE

"Invista no ambiente de trabalho, Treine sua equipe, Combata o desperdício, Planeje, Organize, Explore a criatividade.
Jamais abra mão da qualidade e do atendimento excelente, Use bem o tempo que você economiza, Não crie uma atmosfera de insegurança, crie movimento. Os benefícios motivam.
Estabeleça o ambiente que te cerca.
O que você espera que as pessoas façam?" - Texto extraído de um encarte do Banco Itaú.
Ao lermos este texto podemos compreender que o treinamento e a estratégia são questões fundamentais.
O Japão oferece 8 a 10 horas em média de treinamento por ano, e em contra partida aqui no Brasil a oferta é de apenas 2 horas ao ano!
Mas e nós Igreja, como ficamos neste processo de produtividade e qualidade?
A nossa tarefa enquanto Igreja é a de conquistar os confins da terra para Cristo, nossa missão é o planeta!! Estamos realmente preparados para isto?
Também precisamos otimizar todas as nossa ferramentas de trabalho e isto engloba as ferramentas espirituais, administrativas, operacionais e muitas outras.
Vamos analisar?
Relacionamentos pessoais,
Dons e habilidades devem desembocar em relacionamentos e este se abre em relacionamento com Deus, com a família, com as pessoas que nos cercam, seus líderes e liderados e também com as vidas que temos como alvo para Cristo.
Princípios para os Relacionamentos:
1)-Ter respostas brandas,
Provérbios 15:1- nos diz que a resposta branda desvia o furor, mas a resposta dura levanta a ira.
Devemos agir em que nível? Juízes 8:1-3 - Gideão x Efraim, Juízes 12:6 - Jefte x Efraim -Guerra civil com 42 mil mortos.
2)-Devemos ter humildade, como lemos em:
1 Pedro 1:13 - Tiago 4:6 - 1 Pedro 5:5-6
É possível ganhar uma discussão, no entanto podemos perder um relacionamento, mas para que?
O Bom líder agrega valor ao seu liderado!
3)- Princípio - Alegria,
Romanos-12:15 - Celebrar as vitórias, encorajar -Filipenses 4:4, João 15:11- Alegria completa.
Exteriorizar a alegria com atos e palavras, a alegria do Senhor é a nossa força.
Não faz muito tempo, em uma de nossas mensagens, abordamos acerca da paternidade espiritual, pastoreio um a um e sobre o padrão homem de Deus, logo, ao falarmos sobre paternidade espiritual precisamos ter em mente que este tema abrange:
-Amor - Ambiente de Fé - Dar o exemplo e sobretudo, Ensinar a obedecer e a viver a Palavra de Deus.
Analisando as estatísticas encontramos o dado que registra a existência de cerca de 26% de evangélicos aqui na baixada santista.
Sendo assim, precisamos de estratégia para atingir uma área grande que ainda tem um considerado número de não evangélicos.
A melhor estratégia de marketing é satisfazer seus clientes.
Logo, esta é a parte mais importante dos negócios. Mas será que isto se aplica também a Igreja?
Tendo em vista que precisamos transmitir respeito, fidelidade, confiança, cuidado, etc. precisamos dar uma atenção especial neste processo que deve sempre ser contínuo.
Em análise, 80% dos clientes que volta a um comércio, o fazem por ter recebido um bom atendimento quando foram atendidos na primeira vez.
Com a igreja não deve ser diferente, precisamos atingir o planeta, lembra?
Precisamos para sermos produtivos, desenvolver estas estratégias, tendo em vista o nosso objetivo, a meta a ser alcançada. Usar de planejamento inclui a preparação de pessoas que possam ter condições de conhecimento e pleno domínio das ferramentas que dispomos.
É preciso identificar e levantar líderes que tenham equilíbrio para resolver conflitos, gerenciar crises, pessoas que estejam verdadeiramente comprometidos com o evangelho e que estejam dispostos a colocar as mãos no arado.
Identificados os líderes, é preciso treiná-los, capacitá-los e também estruturá-los com todo o apoio de orientação e o melhor material e equipamento que for possível lhes oferecer, para que o alvo seja alcançado.
Não devemos nos preocupar com a quantidade de pessoas, nem sempre quantidade é sinonimo de qualidade. Existe grande valor nos grupos pequenos.
Pesquisadores, analisando a atuação e reflexo das massas, concluíram que grupos pequenos possuem grande impacto na sociedade o que chamam de microtendências.
Estas pesquisas mostram que hoje, a nível de políticas e negócios, entende-se que 1% da população pode causar um forte impacto na sociedade, logo...
Como Cristão, falamos de 22% de Evangélicos no Brasil todo, será que nos falta algo para sermos uma força de mudança nas vidas de nosso país?
Um grupo pequeno e inovador, mas livre para operar mudanças menos rígidas, porém criativas e modernas, podem nos ajudar a entender melhor o futuro, traçar mehores estratégias.
Uma grande idéia do que seja hoje uma microtendência é o de trabalhar em casa ao invés de ir a um escritório nos centros comerciais, ou seja é uma reinvenção da cidade que com isto sofrerá menos com congestionamentos no trânsito, poluição, etc. E lucraria em qualidade de vida, uma vez que não haveria desperdício de tempo no trajeto da empresa para casa.
Como isto é possível? Através da tecnologia de comunicação, que dispondo de ferramentas como, vídeo conferências, trabalhos de compra venda e administração via internet, possibilita tudo isto ao mesmo tempo.
Como podemos ver, assim como as empresas buscam melhor meios de existirem e alcançarem o sucesso nos seus objetivos, a Igreja também precisa se adequar e se preparar para frente as novas tecnologias e ao mesmo tempo as novas dificuldades, encontrar meios que possam realmente tornar possível o atingir o planeta para Cristo.
Através da internet, podemos colocar cultos on-line, divulgar mensagens, levar a Palavra de Deus de forma cada vez mais criativa.
Através dos trabalhos missionários, através dos grupos de células que se enquadram nos grupos descritos acima, a obra do Senhor sempre segue em movimento,não podemos parar em momento algum, lembre-se que o inimigo nunca descansa do projeto de destruir vidas.
Epara atingirmos cada vez mais vidas, é preciso que sejamos capazes de compreender o nosso público alvo, seja no nosso bairro, seja em nossa região, seja em nossa cidade, nosso país, etc.
O conhecimento nos permite traçar estratégias de ação e isto nos permite adequar atitudes e posturas, e até mesmo adequar a mensagem que será levada.
Vivemos em um país de contrastes não apenas econômicos, mas culturais também. Os problemas sociais existentes, nos levam a compreender as situações e circunstãncias que iremos encontrar nesta ou naquela região onde pretendemos levar a palavra de Deus.
Quando preparamos um grupo e diante dele levantamos líderes; quando os capacitamos com constantes orientações e reciclagens, quando os equipamos com todo material necessário para que o trabalho seja feito, quando damos a eles suporte de divulgação; estamos transformando o que antes podia ser um grupo de estudos restrito às reuniões semanais na igreja ou mesmo nos lares, nos encontros de células; em grupos de pessoas que também farão a diferença, que irão levar a Palavra para que ela faça impacto naquele lugar, naquele país, na vida daquelas pessoas.
Sendo assim,
a busca da produtividade nos insere no processo de qualidade em tudo aquilo que fazemos. Se buscamos a qualidade nos resultados das empresas, por que não buscarmos nos trabalhos da Igreja?
Ouvir o povo, falar com ele, orar por ele, compreender suas mazelas, deve sempre ser partes do alvo que é levar o Evangelho do Senhor. O amor é a base de tudo. Provérbios 31:9 diz: " defender os direitos dos pobres e dos necessitados".
Se o nosso alvo é conquistar o planeta para Cristo, precisamos nos preparar para uma verdadeira batalha, nesta batalha, enfrentaremos inimigos de todas as cores, de todos os níveis, uns terão o formato de religiosidade, outros, o formato econômico, outros, o formato político e muitos outros que estamparão a cara da fome, da violência, da intolerância, o desrespeito ao ser humano. Será que é possível nos enveredarmos em uma luta destas sem estarmos preparados, em comunhão com Deus, alicerçados na Palavra Dele e revestidos com o Poder e da presença do Espírito Santo?
Estratégias nos insere em sermos produtivos e uma vez produtivos teremos qualidade na forma de levarmos a Palavra de Deus, logo, o inimigo perderá campo, perderá espaço.
Quando nos submetemos a vontade soberana de Deus, e buscamos com Ele ter comunhão contínua, logo alcançamos vitórias em nossos projetos, isto porque os projetos deixam de ser apenas nossos projetos para serem os projetos de Deus.
Evangelismo engloba relacionamentos com pessoas e através da preparação de quem leva a Palavra de Deus, a edificação sempre chega ao coração daquele para quem se leva a verdade que liberta.
Sendo assim, vamos buscar sempre aprimorar as maneiras de levarmos a Palavra de Deus, ela é a mesma ontem, hoje e o será para sempre; agora, os meios de levá-la precisam sempre ser analisados e estudados, para que possamos atingir o nosso alvo o nosso objetivo, a nossa meta de levar a Palvara de Deus ao mundo todo.
Um forte abraço

Nenhum comentário: