sábado, 1 de agosto de 2009

INVERNOS EXISTENCIAIS


Esta semana, em uma das minhas leituras, encontrei uma frase que chamou-me a atenção, levando-me a refletir acerca das muitas situações difíceis que envolve a vida de muitas pessoas.
Este, sem dúvida alguma tem sido um inverno atípico para os nossos padrões, há quem diga que tem sido o inverno mais rigoroso dos últimos anos.
É justamente esta frase que faz menção ao inverno que transcrevo agora para que juntos possamos refletir acerca deste tema.
"Qualquer pessoa aprende a lidar com as primaveras da vida,
mas somente os sábios,
aprendem a viver com dignidade durante os invernos existenciais.
Lembre-se que é o caos do inverno,
o grande responsável pela preparação das mais lindas flores
que irão surgir na próxima primavera."
Sem dúvida alguma, desfrutamos de intensa paz e alegria naqueles bons momentos que vivemos quando a primavera nos envolve. É maravilhoso desfrutar do clima gostoso, do perfume das flores e das belezas que os olhos podem contemplar na primavera, que por estar sob controle, nos dá a sensação de segurança, de realização, de pleno domínio sobre tudo que nos envolve. É sempre bom estar no controle!
No entanto,
a vida não é feita apenas de primavera e muitas vezes nos esqueçemos do inverno rigoroso que antecedeu a estes belos momentos. Neles enfrentamos momentos difíceis, algumas lágrimas rolaram, o desespero pode até ter nos levado a fazer coisas que em seguida nos arrependemos de ter feito.
Ao lembrarmos deles, quase que de forma involuntária, chegamos a esfregar os braços com as mãos como se quiséssemos nos aquecer de um vento frio que sopra do nosso imaginário, coisas da lembrança!
Invernos existenciais!
É um período difícil, pois o clima ao redor fica gelado, o céu sempre com aspecto cinza, as vezes chove e em muitas outras vezes chegar a cair neve em alguns lugares.
Que tipo de inverno você está vivendo neste momento?
Pode ser um inverno que sopra em forma de desentendimento conjugal, problemas financeiros, que dia após dia se agigantam ficando cada vez mais sem controle, pode ser um inverno que sopre em forma de uma doença que você descobriu que tem, e que talvez ainda não tenha encontrado coragem para contar a alguém; por outro lado, pode ser um inverno que envolva sua vida com o frio dos vícios, levando a verdadeiros arrepios de solidão, ou quem sabe pode ser até um inverno intenso que tem sido lançado sobre sua vida e conceitos espirituais e no seu relacionamento com Deus.
Não sei o tipo de inverno que te envolve neste momento, mas você o conhece bem, convive com ele, sofre com o rigor do frio.
Seja lá qual for o inverno que se lança sobre sua vida, lembre-se que por mais complicado que possa parecer, Deus trabalha também no inverno para que as mais lindas flores possam surgir, quando a primavera amanhecer em seu caminho. Também no inverno, Deus trabalha nos ensinando, nos fortalecendo, nos mostrando saídas, nos afastando de caminhos que não serão bons.
Somente os sábios, aprendem a viver com dignidade durante os invernos existenciais... Busque por esta sabedoria, busque por este equilíbrio para que estes momentos difíceis passem, e quando passarem, te deixem fortalecido e mais certo da presença de Deus em sua vida.
A Bíblia nos diz algo que acho que você vai gostar de saber,
"Ao anoitecer, pode vir o choro,
mas a alegria vem pela manhã"
Salmo 30:5
Vamos parafrasear este texto? No inverno, por causa dos problemas, pode até vir o choro, e muitas vezes eles vêm mesmo; mas a alegria da superação, da solução, da conquista, certamente virá quando as flores da primavera surgirem em sua vida.
Não perca a esperança!
Faz frio?
Procure se aquecer com o cobertor divino, jamais interrompa a sua jornada por causa do frio em seu caminho. Se fizer isto, poderá ver seus sonhos congelarem e morrerem por uma irresolvível hipotermia existencial, espiritual.
Lembre-se que embora não seja visível, Ele trabalha na sua vida, no seu inverno e as fores irão surgir, creia nisto!
Se fortaleça e se aqueça no Senhor pois os invernos sempre irão existir, eles sempre vêm, eles sempre chegam em nossas vidas. O segredo está na forma pela qual iremos passar por ele.
Pense nisto!
Um forte abraço

Nenhum comentário: